O GTERP de frente para o espelho: esboço para uma auto-análise
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024004.id731Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Educação Matemática, Grupos de Pesquisa, Metodologia de Ensino, Saber profissional docenteResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre o Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP) no âmbito do campo profissional e científico Educação Matemática. Não se trata, no entanto, de um inventário da produção do Grupo, tão pouco de uma sintetização do já produzido, mas sim, buscou-se realizar um primeiro exercício de “olhar para dentro” com o intuito de trazer elementos que possibilitem compreender como, e em que medida, produções do Grupo têm ultrapassado os limites dos “intramuros” do GTERP. Desse modo, interrogou-se sobre “Como ‘mensurar’ o alcance de pesquisas realizadas no GTERP para além da academia? Pesquisas realizadas no grupo têm chegado ao ensino e à formação de professores? É possível ‘mensurar’ esse alcance?” Por certo que este artigo não intenciona responder a todas essas questões, mas conforme mencionado, o exercício aqui proposto buscou um “olhar para si” e “para além” prospectando à pesquisa do Grupo novos avanços.
Downloads
Métricas
Referências
ALLEVATO, N.S.G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 370f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho, Rio Claro, 2005.
ALLEVATO, N.S.G.; ONUCHIC, L.R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC et al. (orgs.) Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021, p. 59-80.
ANDRADE, C.P.; ONUCHIC, L.R. Perspectivas para a Resolução de Problemas no GTERP. In: ONUCHIC, L.R.; LEAL JUNIOR; PIRONEL, M. (orgs.) Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 433-466.
AZEVEDO, L. L. Uma proposta de mudança na Licenciatura em Matemática do ICMLA, apoiada na metodologia de “ensino de matemática via resolução de problemas”. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1998.
AZEVEDO, E. Q. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no contexto da Formação Inicial do Professor de Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
BORDIEU, P. Esboço para uma auto-análise. Edições 70. Lisboa Portugal. 2004
BOERO, M.L. A introdução da disciplina “Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas” no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1999.
BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 1º e 2º ciclos. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 3º e 4º ciclos. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Versão Completa. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
FERNANDES, F. S. História da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil – sistematização e perspectivas. In: Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n.2, maio-ago 2027. P. 222-239. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8648546
FERREIRA, N. C. Uma proposta de ensino de Álgebra Abstrata Moderna, com a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e suas contribuições para a Formação Inicial de Professores de Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.
FIORENTINI, D. LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP. Editora Autores Associados, 2006.
HUANCA, R.R.H. A Resolução de Problemas no Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática na e além da sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
JUSTULIN, A. M. A formação de professores de Matemática no contexto da Resolução de Problemas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
KILPATRICK, J.; SILVER, E. A. Unfinished Business: Challenges for Mathematics Educators in the Next Decades. In: Learning Mathematics for a New Century. Reston, VA: NCTM, 2000. p. 223-235.
LEAL JUNIOR, L. C. Tessitura sobre discursos acerca de resolução de problemas e seus pressupostos filosóficos em Educação Matemática: Cosi è, se vi pare. 351 f. Tese Doutorado em Educação Matemática – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro/SP, 2018. Tese Orientada por Profª. Drª Lourdes de La Rosa Onuchic.
NCTM. An Agenda for Action: Recomendations for SchoolMathematics in the 1980’s. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1980.
NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.
NUNES, C.B. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, S. G.; NOGUTTI, F. C. H.; JUSTULIN, A.M.(Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí, Paco Editorial, 2014.
ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, S. G.; NOGUTTI, F. C. H.; JUSTULIN, A.M.(Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática, 2ª ed. Jundiaí, Paco Editorial, 2021.
ONUCHIC, L.R. Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas. Revista Inthermats, vol.3, nº 1, p. 8-16, jan-jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.11037
ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, N. S.G. Pesquisas em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA, vol. 25, nº 41, p. 73-98, dez. 2011.
ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, N. S.G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M. (orgs.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Editora Cortez, 2004, p. 213-231.
ONUCHIC, L.R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 199-218.
PIRONEL, M. A avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem de matemática na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.
PIRONEL, M.; ONUCHIC, L.R. Resolução de Problemas: oportunidade de avaliação para a aprendizagem. In: ONUCHIC et al. (orgs.) Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021, p. 59-80. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.73122060116
PIRONEL, M.; VALLILO, S.A.M. O papel da avaliação na Metodologias de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. In: OONUCHIC, L.R.; LEAL JUNIOR; PIRONEL, M. (orgs.) Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 279-304.
RIBEIRO, M.V. O Ensino do conceito de Integral, em sala de aula, com recursos da História da Matemática e da Resolução de Problemas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
SEVERO, A. J. Resenha da Tese de Doutorado: Tessitura sobre discursos acerca de resolução de problemas e seus pressupostos filosóficos em educação matemática: cosi è, se vi pare, de autoria de Luis Carlos Leal Júnior, 2018. COINSPIRAÇÃO - Revista de Professores que ensinam Matemática – ISSN: 2596-0172 V. 2, Nº. 1, Jan/Jun 2018. SBEM/Mato Grosso - http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/
SOUZA, A.C.P. Análise Combinatória no Ensino Médio apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 72
- PDF downloads: 50