Tecnologias digitais no processo de resolução de problemas
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024009.id736Palavras-chave:
Educação Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias digitais, Pensamento computacionalResumo
Compreender como a utilização de tecnologias digitais podem auxiliar no processo de resolução de problemas em aulas de matemática é o objetivo deste trabalho. Para isso, analisamos situações de ensino propostas a estudantes de sétimo ano do Ensino Fundamental e de segundo ano do Ensino Médio, de escolas particular e estadual, respectivamente. Para a pesquisa empírica com a turma de sétimo ano, foram explorados jogos manipulativos, computacionais e proposta a criação e confecção de jogos no aplicativo The Games Factory. Para o segundo ano do Ensino Médio, foram elaboradas e propostas situações didáticas estruturadas de modo que os alunos se familiarizassem, inicialmente, com a plataforma Scratch. Os resultados indicaram que a utilização de Tecnologias Digitais no ensino de matemática pode auxiliar o sujeito em suas criações, modelações e resoluções de problemas cotidianos e sociais, ficando a cargo da máquina o trabalho de execução, repetição e treinamento.
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