Tecnologias digitais no processo de resolução de problemas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024009.id736

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias digitais, Pensamento computacional

Resumo

Compreender como a utilização de tecnologias digitais podem auxiliar no processo de resolução de problemas em aulas de matemática é o objetivo deste trabalho. Para isso, analisamos situações de ensino propostas a estudantes de sétimo ano do Ensino Fundamental e de segundo ano do Ensino Médio, de escolas particular e estadual, respectivamente. Para a pesquisa empírica com a turma de sétimo ano, foram explorados jogos manipulativos, computacionais e proposta a criação e confecção de jogos no aplicativo The Games Factory. Para o segundo ano do Ensino Médio, foram elaboradas e propostas situações didáticas estruturadas de modo que os alunos se familiarizassem, inicialmente, com a plataforma Scratch. Os resultados indicaram que a utilização de Tecnologias Digitais no ensino de matemática pode auxiliar o sujeito em suas criações, modelações e resoluções de problemas cotidianos e sociais, ficando a cargo da máquina o trabalho de execução, repetição e treinamento.

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Biografia do Autor

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação (USP). Doutora em Educação Matemática (UNICAMP). Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.  

Walyssom Miranda Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação (UFU). Discente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. Rua Antônio Euripedes Supriano, 38, casa, Jardim Brasília, Uberlândia, MG, Brasil.

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Publicado

2024-12-31
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Como Citar

MARCO, Fabiana Fiorezi de; MEDEIROS, Walyssom Miranda. Tecnologias digitais no processo de resolução de problemas. REMATEC, Belém, v. 19, n. 52, p. e2024009, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024009.id736. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/736. Acesso em: 1 maio. 2025.