Resolver Problemas - Criando Soluções, Vendo

Authors

  • Isabel Vale Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Tereza Pimentel Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Keywords:

Resolução de problemas, visualização, representações visuais, criatividade

Abstract

Neste texto discutem-se alguns pressupostos do ensino da resolução de problemas, nomeadamente a especial importância de uma estratégia de resolução de problemas baseada na visualização, que designamos por procurar ver, que pode constituir um contributo complementar para a abordagem e desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas nos alunos. Faz-se a articulação com o desenvolvimento da criatividade matemática, ligada à experiência Aha, procurando explicitar em que medida e através de que tipo de tarefas é possível desenvolver caraterísticas da criatividade. Apresentam-se alguns exemplos de tarefas, que ilustram os pressupostos discutidos, exploradas no âmbito da formação inicial de professores do ensino básico. A análise das produções indicia que as representações visuais não são as mais utilizadas pelos futuros professores, mesmo quando essa é a abordagem mais simples.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2016-11-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 195
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 77

How to Cite

VALE, Isabel; PIMENTEL, Tereza. Resolver Problemas - Criando Soluções, Vendo. REMATEC, Belém, vol. 11, no. 21, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/279. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos