Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios

Authors

  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

Keywords:

Problemas do campo multiplicativo, análise de livros didáticos, pesquisa longitudinal

Abstract

Este texto tem como objetivos apresentar os resultados de uma pesquisa longitudinal desenvolvida no período de 2011-2014 a respeito de resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e focalizar como as três coleções de Matemática mais vendidas no Brasil em 2013, segundo o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, apresentam problemas do campo conceitual multiplicativo aos estudantes e professores desse segmento de ensino. Optou-se por analisar apenas os problemas que envolvem o conjunto de números naturais. A pesquisa é qualitativa e envolve procedimentos de pesquisa documental. Entre os resultados da pesquisa longitudinal, destaca-se a quebra de tabus entre as professoras participantes no que se refere à apresentação de problemas para alunos dos anos iniciais apenas depois da alfabetização e de saberem os algoritmos das operações. A análise das três coleções revela que as pesquisas de Vergnaud sobre o campo conceitual multiplicativo não foram incorporadas e que a quantidade de problemas diminui conforme o grau de escolaridade avança.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2016-11-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 152
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 58

How to Cite

CURI, Edda. Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios. REMATEC, Belém, vol. 11, no. 21, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282. Acesso em: 20 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos