O Raciocínio Proporcional e a Resolução de Problemas na Formação Inicial de (futuros) Professores de Matemática

Autores/as

  • Célia Barros Nunes Universidade do Estado da Bahia
  • Manoel dos Santos Costa Universidade Ceuma

Palabras clave:

Formação de Professores, Resolução de Problemas, Raciocínio Proporcional

Resumen

A investigação que está registrada neste artigo tem por objetivo analisar aspectos relevantes a respeito do raciocínio proporcional e da resolução de problemas na formação inicial de (futuros)6  professores de Matemática. A pesquisa foi realizada com um grupo de licenciandos de uma universidade pública do Estado do Maranhão, que buscavam novos recursos para desenvolver os conteúdos matemáticos com seus (futuros) alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos  dados foram coletados através das observações realizadas pelo primeiro autor deste texto, enquanto os licenciandos resolviam os  problemas  propostos.  No  presente trabalho  são  apresentados  os problemas  em que percebemos indícios do raciocínio proporcional revelado por parte dos (futuros) professores, durante sua resolução. Os resultados mostram que no decorrer das atividades eles foram mobilizando novas estratégias de resolução aos problemas propostos, empregando tanto o pensamento quantitativo (que envolve algoritmos numéricos) quanto o qualitativo (que analisa e explica as estratégias utilizadas na resolução). Também, saíram da condição de ouvintes mostrando-se questionadores, investigativos, participativos e passando à posição de co-construtores de seus próprios conhecimentos.

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Publicado

2016-11-08
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Cómo citar

BARROS NUNES, Célia; SANTOS COSTA, Manoel dos. O Raciocínio Proporcional e a Resolução de Problemas na Formação Inicial de (futuros) Professores de Matemática. REMATEC, Belém, vol. 11, n.º 21, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/281. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos