ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Daniele Esteves Pereira Secretaria de Estado da Educação do Pará

Palabras clave:

Fontes Históricas, Ensino de Matemática, História da Matemática

Resumen

Dentre as possibilidades de inserção da história da matemática na Educação básica encontramos o uso de fontes históricas para o ensino. Seu benefício está em fornecer um instrumento teórico afim permitir aos discentes a compreensão de conceitos matemáticos e com isso atingir o desempenho na aprendizagem da referida Ciência, além de proporcionar uma concepção de matemática como um  instrumento  útil,  dinâmico,  na  ciência  humana,  na  ciência  interdisciplinar  e  na  ciência heurística. Desse modo, esse artigo traz algumas discussões sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática perfazendo alguns conceitos e aplicações voltados para a sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 263
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 191

Cómo citar

COSTA PEREIRA, Ana Carolina; ESTEVES PEREIRA, Daniele. ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. REMATEC, Belém, vol. 10, n.º 18, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos