PRÁTICAS DO OLHAR NA PINTURA DO RENASCIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina
  • Débora Regina Wagner UFSC

Palabras clave:

Arte, Educação Matemática, Visualidade, Técnica da Perspectiva

Resumen

A história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática.

Descargas

Métricas

Visualizaciones del PDF
125
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202616
|

Publicado

2012-04-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 262
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 125

Cómo citar

REGINA FLORES, Cláudia; REGINA WAGNER , Débora. PRÁTICAS DO OLHAR NA PINTURA DO RENASCIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REMATEC, Belém, vol. 7, n.º 10, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/368. Acesso em: 14 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos