Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Resolução de Problemas, Educação MatemáticaResumo
Nesse ensaio teórico propomos algumas reflexões sobre as tecnologias digitais e o modo como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 193
- PDF downloads: 90