RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Projetos de modelagem, Ambiente de trabalho, Conteúdos matemáticos e estatísticosResumo
As diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também contribuem para o crescimento dos estudantes tanto em relação à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis no Excel e LINGO. Também, detectamos que os estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 260
- PDF downloads: 179