O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p75-94.id222Palavras-chave:
Imagem, Lugares-escola, Educação MatemáticaResumo
Nesses escritos, imagens, nos tensionamos com uma pergunta: o que pode uma imagem? Com ela, inventamos um processo de experimentação, um ensaio entre palavras e imagens; no entre de como imagens deslocam palavras; entre como escolas outras são produzidas entre imagens e palavras, sempre em movimentos, linhas. Como cenário desse tensionamento, temos uma travessia produzida entre duas escolas da rede básica de ensino do estado de Mato Grosso do Sul: a escola rural quilombola Zumbi dos Palmares, em Jaraguari-MS, e a escola urbana Padre José Valentim, em Campo Grande-MS. Xs alunxs dessas duas escolas produziram interações entre eles, compondo perguntas e respostas a partir da troca de vídeos e fotos que foram feitas sobre e a partir de seus lugares-escola. Essa aposta na produção imagética (e fílmica) vem em uma tentativa de operar a arte enquanto potência de experimentação, em uma direção de alguns movimentos que decolonizam disciplinas, grades de conteúdos e qualquer tipo de hierarquização meritocrática de organização escolar. Nossos tensionamentos neste ensaio inventam outras narrativas e lógicas, que se inventam em possibilidades de escolas outras: sempre singulares; como espaços de partilhas; em problematizações do que nelas acontecem; em outros vacilos, traços, linhas, em produções inventivas.
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, Cristiano. O espaço em devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas-SP, 193 f., 2017.
BELEZZA, Eduardo Oliveira. Desacostumar os olhos: experimentando (em) vídeos/espaços/poesias. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014, 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Azougue Editorial, 2015.
PEREIRA, Elaine Aparecida. As relações de autoridade na escola e na família segundo os adolescentes. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 166 f., 2014.
ROMAGUERA, Alda Regina Tognini; WUNDER, Alik. Políticas e Poéticas do Acontecimento: do silêncio a um risco de voz. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 6, n. 1, p. 124-146, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266051077
SANTOS, Boaventura Souza. O fim do império cognitivo: as afirmações das epistemologias do Sul. Autêntica. 2019.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Autêntica, 2017.
VIANA, Bruna Letícia Nunes. O QUE SÓ VOCÊ VÊ NA SUA ESCOLA? Encontros, alunxs, cenas e... Dissertação (Mestado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, defendida em: 04 de fevereiro de 2020, no prelo.
WUNDER, Alik. Restos quase mortais: fotografia, acontecimento e escola. 31ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2007.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 140
- PDF downloads: 95