FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Fotografia, Dispositivo, Ensino de Matemática, Grupo Escolar, História da Educação MatemáticaResumo
Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias acerca do ensino de matemática nos grupos escolares de Santa Catarina. Compreende-se a fotografia como um tipo de imagem capaz de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresenta- se algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática. Finalmente, possíveis considerações em torno do processo de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 140
- PDF downloads: 58