PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP
Palavras-chave:
Educação Matemática, OBMEP, capital simbólico, práticas matemáticasResumo
Este artigo visa estudar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio do referencial teórico das práticas matemáticas, neste caso enfatizando os desdobramentos metodológicos desta abordagem, isto é, considerado que a teoria não visa descrever, mas ver de outro modo. Trata-se de uma articulação das discussões da Educação Matemática, da filosofia e sociologia contemporânea, principalmente, da Teoria da Prática de Bourdieu. A ênfase filosófica na linguagem, considerada a partir de Wittgenstein, possibilitou um olhar para o aspecto simbólico do conhecimento matemático. Tomar a OBMEP como objeto de investigação foi potente para entender a ideia de campo e de capital simbólico, tomadas de Bourdieu, assim como permite ver de outro modo esta avaliação que tem ganhado proporções cada vez maiores em nosso país. O estudo indica que o campo da matemática tem capital suficiente para premiar e naturalizar este conhecimento em nossa sociedade.
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