O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p199-217.id345Palavras-chave:
Educação estatística, Literacia estatística, Formação inicial e contínua, Comunicação estatísticaResumo
Com este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, R. Imagens sobre o ensino e a aprendizagem da Estatística. Lisboa: Universidade de Lisboa. Tese de mestrado, documento policopiado, 2000. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/307.
AMARO, M. V. Insucesso Escolar e Matemática: Um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico. Tese de Doutoramento. ISEC Lisboa, Instituto Superior de Educação e Ciências, 2018.
APARICIO, A.; ESTRADA, A. J. Uma escala para analises comparativo das atitudes em relação à estatística em professores de escola. In V. L. D. Tomazella (Presidente), Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - SINAPE. Simpósio realizado na reunião da Associação Brasileira de Estatística - ABE. São Paulo, Brasil, 2010.
AUZMENDI, E. Las actitudes hacia la matemática-estadística en las enseñanzas media y universitarias – Características y medición, p. 58-119. Bilbao: Mensagero, 1999.
BALL, D. L.; LUBIENSKI, S.; MEWBORN, D. Research on teaching mathematics: The unsolved problem of teachers’ mathematical knowledge. In V. Richardson (Ed.). Handbook of research on teaching. p. 433-456. New York: Macmillan, 2001.
BATANERO, C.; GODINHO, J.; ROA, R. Training Teachers to Teach Probability. Journal of Statistics Education, v.12, n.1, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/10691898.2004.11910715
BATANERO, C. Cap on va léducació estadística? Blaix, n.15, p. 2-13, 2000.
BATANERO, C. Dificultades de los estudantes em los conceptos estadísticos elementares: el caso de las medidas de posición central. In C. Loureiro, O. Oliveira. & L. Brunheira (Orgs.), Ensino e aprendizagem da estatística, p. 31-48. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Estatística, Associação de Professores de Matemática, Departamento de Educação e de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000a.
BAZÁN, J. L.; APARICIO, A. Las actitudes frente a la matemática dentro de un modelo de aprendizaje. Revista de Educación. PUCP, v. 15, n. 28, p. 7-20, 2007. DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.200601.001
BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. Statistical Literacy, Reasoning, and Thinking: Goals, Definitions, and Challenges. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (Eds.). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking, p. 3-15. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-2278-6_1
BOAVENTURA, M. G. Dificuldades de alunos do ensino secundário em conceitos estatísticos: O caso das medidas de tendência central. Dissertação de Mestrado não publicada, Universidade do Minho, Braga, 2003.
BRANCO, J. Estatística no secundário: O ensino e seus problemas. In C. Loureiro, F. Oliveira, L. Brunheira (Ed.). Ensino e aprendizagem da Estatística. p. 11- 30. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Estatística e Associação dos Professores de Matemática, 2000.
BRENDEFUR, J.; FRYKHOLM, J. Promoting mathematical communication in the classroom: Two perspectives teachers' conceptions and practices. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 3, n.2, p. 125-153, 2000. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1009947032694
BUESCU, J. Sintomas, Diagnósticos e Terapêuticas: O Olhar de um Matemático. In Conselho Nacional de Educação (org.). O Ensino da Matemática: Situação e Perspectivas. p. 155-204. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2003.
BURRIL, G. Fundamental ideias in teaching statistics and how they affect the training of teachers. In C. Batanero, G. Burrill, C. Reading & A. Rossman (Eds.), Proceedings of the ICMI Study 18 and 2008 IASE Round Table Conference. Monterrey, Mexico, 2008.
CARVALHO, C. Olhares sobre a Educação Estatística em Portugal. In Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação-Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 16, 2006.
CARVALHO, C.; SOLOMON, Y. Supporting statistical literacy: What do culturally relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with statistics? International Journal of Educational Research, 55(1), 57-65, 2012. https://doi.org/10.1016/J.IJER.2012.06.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2012.06.006
CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e perspectivas da Educação
Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOLOUD, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras. p. 19-44, 2010.
CÉSAR, M. Interacções sociais e Matemática: Ventos de mudança nas práticas de sala de aula. Em C. Monteiro et al. (org.) Interacções na aula de Matemática. Actas do VI Encontro Nacional, Viseu: SPCE, p. 47–84, 2000.
CHAGAS, E. Educação Matemática na Sala de Aula: Problemáticas e Possíveis Soluções. Educação, Ciência e Tecnologia, p. 240-248, 2003. [Consulta em 02/08/2020]. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/70643092.pdf
COELHO, J. Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! Análise Psicológica. Vol. XXVI, p. 663-678, 2008. [Consulta em 04/05/2020]. Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v26n4/v26n4a11.pdf>. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.525
CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L.; CARVALHO, C. F. Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 155-171, 2016. https://doi.org/10.14244/198271991439 DOI: https://doi.org/10.14244/198271991439
DEL MAS, R. C. comparison of mathematical and statistical reasoning. In D. Ben- Zvi, & J. Garfield (Eds.). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking, p. 79-95. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-2278-6_4
EDUCARE. As razões do insucesso a Matemática. 2004. [Consulta em 04/08/2020]. Disponível em: <http://www.educare.pt/educare/Detail.aspx?schemaid=1CD970AB0836334EB627B1FF128684C3&channelid=1EE474ED3B3E054C8DCFD48A24FF0E1B&contentid=103762313A383A1F E0440003BA2C8E70&opsel=1>.
ESTRADA, A.; BATANERO, C.; BAZÁN, J.; APARÍCIO, A. As atitudes em relação à Estatística em professores: um estudo comparativo de países. In C. Costa, E. Mamede, & F. Guimarães (Eds.). XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática [CD-ROM]. Vila Real: Sociedade de Ciências da Educação, 2009.
ESTRADA, A.; BATANERO, C.; LANCASTER, S. Teachers’ Attitudes Towards Statistics. In C. Batanero, G. Burril & C. Readings (Eds.). Teaching Statistics in School Mathematics – Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study, p. 163-174. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2011 DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0_18
.
EVEN, R.; BALL, D. The professional education and development of teachers of mathematics. The 15th ICMI Study. New York: Springer, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-09601-8
FERNANDES, J. A.; CARVALHO, C. F.; CORREIA, P. F. Contributos para a caracterização do ensino da Estatística nas escolas. Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 39, p. 585-606, 2011.
FROELICH, A. G.; KLIEMANN, W.; THOMPSON, H. Changing the statistics curriculum for future and current high school mathematics teachers: A case study. In C. Batanero, G. Burrill, C. Reading & A. Rossman (Eds.), Proceedings of the ICMI Study 18 and 2008 IASE Round Table Conference. Monterrey, Mexico, 2008. DOI: https://doi.org/10.52041/SRAP.08702
GARFIELD, J. How students learn Statistics. International Statistical Review, v. 6, n. 1, 25-34, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/1403775
Gil, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
GROTH, R. Toward a Conceptualization of Statistical Knowledge for Teaching. Journal for Research in Mathematics Education, v. 38, n. 5, 427-437, 2007.
IVES, S. E. Learning to teach probability: Relationships among pre-service teachers beliefs and orientations, content knowledge, and pedagogical content knowledge of probability. Unpublished doctoral degree dissertation. North Carolina State University, Raleigh, USA, 2009. Disponível em http://repository.lib.ncsu.edu/ir/handle/1840.16/4058.
LEANDRO, R. Insucesso Escolar na Matemática: Um (outro) olhar. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Educação e Psicologia. Dissertação de Mestrado policopiado, 2006. [Consulta em 03/08/2020]. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/55607787.pdf
LIMA, B. N. B.; VARES, M. E. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência e Cultura, v.70 n.1, São Paulo, jan./Mar., 2018. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v70n1/v70n1a12.pdf DOI: https://doi.org/10.21800/2317-66602018000100012
MACHADO, R.; CÉSAR, M. Trabalho colaborativo e representações sociais: Contibutos para a promoção do sucesso escolar em matemática. Interacções, v. 8, n. 20, p. 98-140, 2012.
NILCHOLSON, J.; DARTON, C. Mathematics teachers teaching statistics: What are the challenges for the classroom teacher? Proceedings of the ISI 54th Session. Berlin, Germany, 2003.
PONTE, J. P.; FONSECA, H. A Estatística no currículo do Ensino Básico e Secundário. In C. Loureiro, F. Oliveira & L. Brunheira (Eds.), Ensino e Aprendizagem da Estatística, p. 179-194. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Estatística - Associação de Professores de Matemática - Departamentos de Educação e de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000.
PONTE, J. P.; MATOS, J. M.; ABRANTES, P. Investigação em educação matemática: Implicações curriculares. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.
PONTE, J. P. Formação do professor de Matemática: Perspetivas atuais. In J. P. Ponte (Orgs.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, p. 343- 360. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
PORTUGAL. Ministério da Educação e Cultura. Despacho n.º 157/78 de 30/06/1978. In Diário da República. II Série, nº 160, de 14 de Julho de 1978. Disponível em: http://www02.madeira-edu.pt/dre/Pesquisar/tabid/334/ctl/ReadInformcao/mid/1182/InformacaoId/3653/UnidadeOrganicaId/5/Default.aspx
RAMALHOTO, M. F. The Teaching of Statistics in Portugal - Problems and Some Suggestions Towards its Solution. In Second International Conference on Teaching Statistics Proceedings, p. 441-445. Victoria: University of Victoria, 1986.
RAUPP, F.M.; BEUREN, I.M. Coleta, análise e interpretação dos dados. En: Beuren, I.M. (Coord.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade – teoria e prática. (3ª ed.) São Paulo: atlas, Cap. 3, 2008.
SANTOS, J. C. A formação do professor de matemática: metodologia sequência fedathi(sf)
Revista Lusófona de Educação, 38, p. 81-96, 2017. Doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle38.05 DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle38.05
SHAUGHNESSY, M. Research in probabily and statistics: refletions and directions. In D. A. Gronws (Ed.), Handbook of research and Mathematics teaching and learning, p. 465-494. Nova Iorque: Macmillan Publisching Company, 1992.
SOUSA, O. Investigações estatísticas no 6º ano. In GTI – Grupo de Trabalho de Investigação (Org.), Refletir e Investigar sobre a prática profissional, p. 75-97. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2002.
SOUSA, F., CEBOLO, V., ALVES, B., MAMEDE, E. Comunicação Matemática: Contributos do PFCM na Reflexão das Práticas de Professores. In Atas ProfMat 2009. Viana do Castelo: APM, 2009.
SOUSA, F. O Ensino da Estatística em Portugal nos Últimos 150 Anos. Em Rosado, F. (Ed.), Memorial da Sociedade Portuguesa de Estatística. Lisboa: Edições SPE, 2005.
STOHL, H. Probability in teacher education and development. In G. Jones (Ed.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning, p. 345-366. New York: Springer, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/0-387-24530-8_15
SWENSON, K. A. Middle school mathematics teachers subject matter knowledge and pedagogical content knowledge of probability: its relations to probability instruction. Disertación Doctoral, Universidad del Estado de Oregon. Dissertation Abstracts
International, 59(02), 440A, 1998. Disponível em: http://ir.library.oregonstate.edu/xmlui/handle/1957/33752
TURKMAN, M. A.; PONTE, J. P. Introdução. In C. Loureiro, O. Oliveira & L. Brunheira. (Orgs.), Ensino e aprendizagem da estatística, p. 5-9. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Estatística, Associação de Professores de Matemática e Departamentos de Educação e de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000.
WILSON, T. Qualitative “Versus” Quantitative Methods in Social Research. In: Bulletin de Methodologie Sociologique, n. 10, p. 25-51, 1986. DOI: https://doi.org/10.1177/075910638601000104
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 434
- PDF downloads: 185