Conhecimentos Históricos da Matemática por meio de Tecnologias Digitais: Alguns desafios e possibilidades com olhares de inovação
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023007.id480Palavras-chave:
Integração curricular, História, Tecnologia, Cognição, EpistemologiaResumo
O desenvolvimento humano e a geração de tecnologias caminham conjuntamente. A matemática que se produz e se ensina ao longo da história é para manter viva a cultura e para impulsionar novas criações culturais, socioambientais, científicas e tecnológicas. Neste artigo, a partir de quatro pressupostos, elencam-se seis desafios na articulação entre conhecimentos históricos e tecnologias digitais que podem instigar políticas educacionais para a formação inicial e continuada de professores, em particular, de matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ARTIGUE, M. La enseñanza de los principios del cálculo: problemas epistemológicos, cognitivos y didácticos. In: ARTIGUE, R. D. M.; MORENO, L.; GÓMEZ, P. (Eds.). Ingeniería didáctica en educación matemática: Un esquema para la investigación y la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Iberoamérica, 1995. p. 97-140.
ASSIS, A. Alunos do Ensino Médio trabalhando no GeoGebra e no Geometric Constructer: mãos e rotAções em touchscreen. Dissertação (Mestrado em Educação/PPGEduc) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.
ASSIS, A. Alunos do Ensino Médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com GeoGebra. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
ASSIS, A.; BAIRRAL, M. A. Touches on screen as new signs in blended ways to think mathematically. Journal of Educational Research in Mathematics, v. 32, n. 4, p. 423-441, 2022. https://doi.org/10.29275/jerm.2022.32.4.423 DOI: https://doi.org/10.29275/jerm.2022.32.4.423
BAIRRAL, M. History, Technology and Dynamic Geometry: From Resources with Static Construction to DGE with Touchscreen. In S. Romero Sanchez, A. Serradó Bayés, P. Appelbaum, & G. Aldon (Eds.), The Role of the History of Mathematics in the Teaching/Learning Process: A CIEAEM Sourcebook (pp. 381-399). Cham: Springer International Publishing, 2023. https://doi.org/10.1007/978-3-031-29900-1_16 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-29900-1_16
BAIRRAL, M. A. Tecnologias móveis, neurocognição e aprendizagem matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2021.
BAIRRAL, M.; ASSIS, A. Isometries: epistemological insights among secondary students interacting in dynamic geometric environment with touchscreen. International Journal for Research in Mathematics Education (RIPEM), v. 12, n. 22, p. 92-121, 2022. https://doi.org/10.37001/ripem.v12i2.2834 DOI: https://doi.org/10.37001/ripem.v12i2.2834
BAIRRAL, M.; ASSIS, A.; SILVA, B. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur, 2015, v. 7.
BAIRRAL, M. A.; HENRIQUE, M. P. (Eds.). Smartphones com toques da Educação Matemática: mãos que pensam, inovam, ensinam, aprendem e pesquisam. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655578728.3
BAIRRAL, M.; HENRIQUE, M. P.; ASSIS, A. Moving parallel and transversal lines with touches on smartphones: A look through screenrecording. The Mathematics Enthusiast, v. 19, n. 1, p. 114-135, 2022. https://doi.org/10.54870/1551-3440.1546 DOI: https://doi.org/10.54870/1551-3440.1546
BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista (Dossiê Psicologia da Educação Matemática [1/2011]), p. 157-171, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000400011
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher; Editora da USP, 1974.
DAMÁSIO, A. Sentir e saber: as origens da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
FISCHBEIN, I. The theory of figural concepts. Educational Studies in Mathematics, v. 24, p. 139-162, 1993. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01273689
HENRIQUE, M. P. Metáforas e toques em tela: potencializando aprendizagens discentes no estudo de retas paralelas e transversais. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A. Straight lines and angles that move, students’ ideas that touch and add. Acta Scientiae, v. 24, n. 8, p. 315-339, 2022. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7129 DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7129
IZAR, S. B. Museu virtual: pantógrafos e homotetia em aulas de Matemática. Boletim GEPEM, v. 69, p. 162-169, 2016. https://doi.org/10.4322/gepem.2017.013 DOI: https://doi.org/10.4322/gepem.2017.013
LABORDE, C. Integration of technology in the design of Geometry tasks with cabri geometry. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 6, n. 3, p. 283-217, 2001. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1013309728825
NORMAN, D. A. Cognitive Artifacts. In J. M. Carroll (Ed.), Designing interaction: Psychology at the Human-Computer Interface. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, p. 17-38.
OLIVEIRA, G. W. B. de. Olhar, ver, reparar, representar: o desenvolvimento da visualização. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
PAULO, R. M.; PEREIRA, A. L. Aspectos metodológicos de una investigación sobre la enseñanza del cálculo con realidad aumentada. Paradigma, v. 43, n. 2, p. 82-104, 2022. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p82-104.id1219 DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p82-104.id1219
PAULO, R. M.; PEREIRA, A. L.; PAVANELO, E. The constitution of mathematical knowledge with augmented reality. The Mathematics Enthusiast (TME), v. 18, n. 3, p. 640-668, 2020. DOI: https://doi.org/10.54870/1551-3440.1539
PRIETO, J. L.; ARREDONDO, E. H. Diseño de un entorno de aprendizaje del saber docente acerca de las construcciones euclidianas con GeoGebra. Educación Matemática, v. 34, n. 2, 2022. https://doi.org/10.24844/EM3402.01 DOI: https://doi.org/10.24844/EM3402.01
RADFORD, L. Towards an embodied, cultural, and material conception of mathematics cognition. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v. 46, n. 3, p. 349-361, 2014.https://doi.org/10.1007/s11858-014-0591-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-014-0591-1
REZENDE, W. M. R. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SÁNCHEZ, I. V.; PRIETO, J. L. Diseño de una actividad formativa para futuros profesores de matemáticas sobre construcciones euclidianas con GeoGebra. Horizontes–Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, v. 6, n. 24, p. 933-946, 2022. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i24.387 DOI: https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i24.387
SERRA DO LUAR. Intérprete: Leila Pinheiro. Compositor: Walter Franco. In: Youtube. Boing. Disponível em: https://www.kboing.com.br/leila-pinheiro/serra-do-luar
SFARD, A. Thinking as communicating: Human development, the growth of discourses and mathematizing. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511499944
SILVA, C. V.; ALMOULOUD, A. S. Um estudo histórico e epistemológico sobre o objeto matemático Simetria Ortogonal. Intermaths, v. 2, n. 1, p.71-87, 2021. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.7429 DOI: https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.7429
VYGOTISKI, L. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 388
- PDF downloads: 261