O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023017.id488Palavras-chave:
Teoria Antropológica do Didático, Teoria Freireana, Paradigma de investigação e questionamento do mundo, Seres HerbatianosResumo
Esta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria Freireano. Para isso, o objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas chevallardiana e freiriano a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre o dadata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire, apoiamos-nos na Teoria Antropológica do Didático no elemento esquema herbartiano e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire.
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