A Metáfora em Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509Palavras-chave:
Matemática, Metáfora, Analogia, Lógica, EnsinoResumo
Este artigo está configurado como um ensaio sobre a constituição dos sentidos e significados das linguagens simbólicas ou metafóricas estabelecidas na composição dos discursos matemáticos por meio de analogias. O principal objetivo é discutir o tema para evidenciar pontos de conexões entre campos de conhecimento como a filosofia, epistemologia, lógica, história, psicologia, acerca dos processos de manipulação de símbolos de acordo com regras sintáticas para a elaboração de expressões propositivas sobre ideias concebidas como matemáticas. A esse respeito, considera-se que a semântica formalizada é tudo menos uma explicação dos significados, pois eles intervêm no discurso comum. Portanto, esta é uma discussão potencial concernente à apresentação de conceitos matemáticos para o ensino superior, que exigem uma linguagem rigorosamente formal, que encontra um muro de incompreensão e resistência nas tentativas de superação das dificuldades de ensino e aprendizagem matemática.
Downloads
Métricas
Referências
AURISICCHIO, S. Metáfora, redundância e ambiguidade na imaginação científica; Apêndice do livro Capire la matemática de LOLLI, G.. Belfagor, Ano L (1995), fasc. II, p. 156-60.
COURANT, R.; ROBBINS H. What is the Mathematics. Boringhieri, Turim, 1950.
DOUGLAS, M. Purezza e pericolo (1966), Il Mulino, Bolonha, 1975.
E. Maor. Trigonometric Delights. Princeton Univ. Press, Princeton, 1998.
ENGLISH, L. D. (ed.). Mathematical Reasoning: Analogies, Metaphors, and Images, Lawrence Erlbaum Associates, Londres, 1997.
LAKOFF, G. ; NÚÑEZ, R. E., The Metaphorical Structure of Mathematics: Sketching Out Cognitive Foundations for a Mind-Based Mathematics. In ENGLISH, L. D. Mathematical Reasoning. . Lawrence Erlbaum Associates, Londres, 1997. pp. 21-89.
LAKOFF, G.. Women, fire and dangerous things: What categories reveal about the mind, Univ. of Chicago Press, Chicago, 1987. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226471013.001.0001
LOLLI, G. Capire la matematica, Il Mulino, Bologna, 1996,
LOLLI, G. Capire la matemática. Belfagor, Ano L (1995), fasc. II, pp. 156-160.
G. LOLLI. Dagli insiemi ai numeri (De conjuntos a números). Bollati Boringhieri, Turim, 1995.
LOLLI, G. Lo stile e il contenuto. Un confronto tra manuali di matematica. Matematica-Lettera Pristem, n. 26, dicembre 1997, pp. 4-15.
PRESMEG, N. C. Reasoning with Metaphors and Metonymies in Mathematics Learning. In: ENGLISH, L. D. Mathematical Reasoning. . Lawrence Erlbaum Associates, Londres, 1997. pp. 267-79.
SFARD, A. On Metaphorical Roots of Conceptual Growth. In English: Mathematical Reasoning: Analogies, Metaphors, and Images. Lawrence Erlbaum Associates, Londres, 1997. pp. 339-71.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 473
- PDF downloads: 193