Mapeamento dos artigos publicados na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo entre 2013 e 2018
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p01-13.id259Palavras-chave:
GeoGebra, Mapeamento, Análise de Conteúdo, Educação MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento e análise de artigos publicados entre 2013 e 2018, na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, com sede no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Focalizamos a atenção no conteúdo dos trabalhos publicados a fim de identificar indicadores de produção científica, como forma de verificar o perfil dos estudos sobre a temática. Para garantir a organização e análise, inspiramo-nos em aspectos do método análise de conteúdo. O software utilizado MAXQDA permitiu codificar os segmentos dos textos das sessenta e quatro pesquisas, objetos de análise deste estudo. Diante da análise de conteúdo como aporte, constatamos que a utilização do GeoGebra pode ser considerada como uma alternativa na busca de caminhos para a construção de situações além do conteúdo geométrico e que auxiliem na superação das dificuldades do ensino e da aprendizagem não apenas da Matemática como em outros contextos da ciência.
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Referências
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