A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Geometria do taxista, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Google MapsResumo
O artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania.
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