Objetos ostensivos e não ostensivos e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024012.id530Palavras-chave:
Objetos ostensivos, objetos não ostensivos, Aprendizagem significativa, Geometria, Livro didáticoResumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar a articulação entre os objetos ostensivos e não ostensivos e à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, quanto aos elementos geométricos “Ponto, reta e plano” no livro didático “A conquista da matemática” do 6º ano (PNLD 2020). Tem caráter bibliográfico, com enfoque qualitativo, sendo utilizado como referencial o trabalho de Ausubel et al (1980), que trata da teoria da aprendizagem utilizada neste trabalho; Moreira (2012), que aborda em seu estudo uma análise da teoria de Ausubel; Chevallard (1999, 2009, 2002) e Kluth e Amouloud (2020), que tratam sobre a Teoria Antropológica do Didático (TAD). O livro analisado faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2020), e foi escolhido por ser um dos mais utilizados na rede pública de ensino de Sergipe. A análise se deu a partir da seleção de atividades envolvendo o conteúdo de “Ponto, reta e plano”, que apresentam objetos ostensivos e não ostensivos. Após a análise, foi possível perceber articulações entre a teoria de Ausubel e os elementos geométricos presentes nas atividades selecionadas, e sua caracterização com a Teoria Antropológica do Didático.
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