Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023006.id570Palavras-chave:
Proposta curricular, Matemática a ensinar, Matemática para ensinarResumo
Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Tomamos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Siqueira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisadores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, E. M. S. Entrevista concedida à Ivanete Santos. 2021. Não publicada.
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BRAGA, C. O processo inicial de disciplinarização de função na matemática do ensino secundário brasileiro. 2003. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/11154.
FISCHER, M. C. B.; COLLA, J. F. EVA MARIA SIQUEIRA ALVES: reelaboração curricular como dinâmica de produção de novos saberes para o ensino e formação de professores. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 13, n. 3, p. 65-75, 2023.
MIGUEL, A. Reflexão acerca da Educação Matemática contemporânea. A Educação Matemática em Revista – SBEM. n. 2, p. 53-60, 1994. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27703/. Acesso em: 05 set. 2023.
PINTO, N. B. A SBEM e a produção de conhecimento em Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. i-xvi, dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/NYSCtgVf9rqrvYr7cYDRgmP/?lang=pt. Acesso em: 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65e01
SANTOS, I, B. Eva Maria Siqueira Alves. Dicionário dos Experts: matemática para o ensino e formação de professores [s.n.]. São Paulo: GHEMAT-Brasil, 2020. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/itens/eva-maria-siqueira-alves.
SANTOS, R. P. O. Uma investigação sobre tendências metodológicas da educação matemática a partir das formações continuadas Sergipe (1988 a 2006). 2012. 164 f. Dissertação–Programa de Pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática, São Cristóvão–SE Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5199.
SERGIPE. Proposta Curricular de Matemática de 1ª a 8ª série do 1º Grau de Sergipe. 1995. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220339. Acesso em: 20 ago. 2023.
VALENTE, W. R. OS MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA NA ESCOLA: do ensino de matemática para a educação matemática; da educação matemática para o ensino de matemática; do ensino de matemática para a Educação Matemática; da Educação Matemática para o Ensino de Matemática? Pensar a Educação em Revista. Curitiba/Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 3-23, abr.-jun/2016.
VALENTE, W. R. História e cultura em educação matemática: a produção da matemática do ensino. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC. Belem/PA. Ano 15, n. 36, p. 164-174, 2020. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307
VALENTE, W. R. OS EXPERTS E OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA. REAMEC–Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. e21090, 2021.
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13033. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13033
VALENTE, W. R.; MORAIS, R. S. Dos saberes matemáticos à matemática do Ensino e o papel dos experts: pesquisas em História da educação matemática. In: VALENTE, W. R., MACIEL, C. M. L. A.; COSTA, D. A.; ALMEIDA, L. I. M. V. Experts: Saberes para o Ensino e para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 59-86.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 163
- PDF downloads: 128