Robótica educativa e autoformação de professores: uma proposta para o ensino de área e perímetro

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024018.id571

Palavras-chave:

Robótica Educativa, Área, Perímetro, tecnologia, Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Docência em Ciências e Matemática, que abordou a formação de professores para o ensino de robótica e seu impacto no aprendizado de geometria para alunos do 5º ano, visando incentivar a participação em Torneios de Robótica Educativa. Criamos um guia auto-formativo, entregue a três professores, com base em atividades planejadas. Os professores avaliaram o material e responderam a um questionário, e os dados foram analisados. Isso representa um passo na integração da Robótica Educativa na educação matemática dos anos iniciais, fortalecendo as habilidades dos alunos e os preparando para competições educacionais. Os resultados apontam que, segundo os professores entrevistados, o guia educativo elaborado demonstrou ser uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino e a compreensão de conceitos como área e perímetro. Além disso, constatou-se que o guia também poderá desempenhar um papel positivo na participação dos alunos do 5º ano em torneios de robótica educativa.

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Biografia do Autor

Thiago Miranda Costa, Universidade Federal do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/UFPA - 2023), Especialista em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (2023), Especialista em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO (UEPA, 2014), Graduado em Engenharia Mecânica (UFPA, 2012). Especialista em GESTÃO ESCOLAR (UEPA, 2012), Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA, 2010). Atualmente atua como Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC / Belém - PA.

Talita Carvalho Silva de Almeida, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior do Pará (2001), Especialização em Sistemas de Banco de Dados pela Universidade Federal do Pará (2002), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). É docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, Didática da matemática, Tecnologias e Meios de Expressão e Uso de Ambientes Computacionais para o Ensino de Matemática.

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Publicado

2024-06-15
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Como Citar

MIRANDA COSTA, Thiago; CARVALHO SILVA DE ALMEIDA, Talita. Robótica educativa e autoformação de professores: uma proposta para o ensino de área e perímetro. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024018, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024018.id571. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/571. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos