Robótica educativa e autoformação de professores: uma proposta para o ensino de área e perímetro
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024018.id571Palavras-chave:
Robótica Educativa, Área, Perímetro, tecnologia, MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Docência em Ciências e Matemática, que abordou a formação de professores para o ensino de robótica e seu impacto no aprendizado de geometria para alunos do 5º ano, visando incentivar a participação em Torneios de Robótica Educativa. Criamos um guia auto-formativo, entregue a três professores, com base em atividades planejadas. Os professores avaliaram o material e responderam a um questionário, e os dados foram analisados. Isso representa um passo na integração da Robótica Educativa na educação matemática dos anos iniciais, fortalecendo as habilidades dos alunos e os preparando para competições educacionais. Os resultados apontam que, segundo os professores entrevistados, o guia educativo elaborado demonstrou ser uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino e a compreensão de conceitos como área e perímetro. Além disso, constatou-se que o guia também poderá desempenhar um papel positivo na participação dos alunos do 5º ano em torneios de robótica educativa.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, M. E. B. DE. Informática e formação de professores. Brasil: Ministério da Educação, 1999.
ALMEIDA, Maria de Lourdes; HUNGARO, Rafael Mestrineire. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Paraná, 2009. Disponível em: Acesso em: 06 mai 2023.
ALTIN, H.; PEDASTE, M. LEARNING APPROACHES TO APPL/YING ROBOTICS IN SCIENCE EDUCATION. Journal of Baltic Science Education, v. 12, n. 3, p. 365–377, 2013. DOI: https://doi.org/10.33225/jbse/13.12.365
BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, em parceria com CONSED/UNDIME, dez/2017.
CAMBRUZZI, E.; SOUZA, R. M. O uso da Robótica Educacional para o Ensino de Algoritmos. 2013. Disponível em: http://www. eati.info/eati/2014/assets/anais/ artigo4.pdf. Acesso em: 30 set 2021.
FREITAS, Maria Helena de Almeida. Avaliação da produção científica: considerações sobre alguns critérios. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 2, n. 3, p. 211-228, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85571998000300002
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades, In: Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto - PROEX/UEPG, 2015.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2ª Edição. Revista e Ampliada Ed. Unijuí. Ijuí, 2011. 264 p.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008. P.224.
RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso, 2020. P. 234.
ROCHA, Cristiane de Arimatéa et al. Uma discussão sobre o ensino de área e perímetro no ensino fundamental. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/espmat/ disciplinas/geotri2014/modulo2/rocha_et_al_area%20e%20perimetro_minicurso.pdf>Acesso em: 20 jan. 2023.
SANTIAGO, A. R. F. Pedagogia crítica e educação emancipatória na escola pública: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos. Anais IX ANPED Sul-Seminário de pesquisa em Educação da região Sul. Caxias do Sul:[sn], 2012.
SAVIANI, Dermerval. Escola e Democracia. Autores Associados. 42ª edição. São Paulo: 2012. P.128.
VALENTE, J. A. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. (Eds.). . Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. 1a ed. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 234
- PDF downloads: 128