A Etnomatemática como possibilidade da decolonização nas práticas escolares do ensino da matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024017.id572

Palavras-chave:

Etnomatem´ática, Pensamento Decolonial, Ensino da Matemática, Matemática e Cultura, Decolonização dos Saberes

Resumo

Apresentamos um estudo de cunho teórico empírico, no formato de ensaio, que discorre sobre a etnomatemática e o pensamento decolonial, enfatizando que esse conceito valoriza os saberes culturais dos estudantes.  Assim, a partir de algumas considerações acerca do ensino da matemática, conceituamos o programa da etnomatemática, concebido pelo professor Ubiratan D’Ambrósio, sugerindo-o como um caminho para decolonizar o ensino da matemática. Argumentamos sobre isso a partir de alguns autores e de falas do professor Ubiratan em uma entrevista concedida acerca do tema. Já a finalização ocorre por meio de reflexões sobre a relevância de decolonizar as ações escolares no ensino da matemática, tendo como inspiração as ideias e os conceitos da etnomatemática.

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Biografia do Autor

Schayla Letyelle Costa Pissetti, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Joaquim Nabuco, n° 54, bairro Caravagio, Lages, SC, Brasil, CEP: 88509470.

Eliana Maria do Sacramento Soares, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS, Brasil. Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade de Caxias do Sul, RS. Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, CEP 95070-560.

Geraldo Antônio Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Doutor  em  Teologia  pela  Escola  Superior  de  Teologia.  Docente-pesquisador  na  Universidade  de  Caxias  do  Sul (UCS), RS, Brasil. Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade de Caxias do Sul, RS. Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 CEP 95070-560.

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Publicado

2024-06-03
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Como Citar

PISSETTI, Schayla Letyelle Costa; SOARES, Eliana Maria do Sacramento; ROSA, Geraldo Antônio. A Etnomatemática como possibilidade da decolonização nas práticas escolares do ensino da matemática. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024017, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024017.id572. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/572. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos