A Etnomatemática como possibilidade da decolonização nas práticas escolares do ensino da matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024017.id572Palavras-chave:
Etnomatem´ática, Pensamento Decolonial, Ensino da Matemática, Matemática e Cultura, Decolonização dos SaberesResumo
Apresentamos um estudo de cunho teórico empírico, no formato de ensaio, que discorre sobre a etnomatemática e o pensamento decolonial, enfatizando que esse conceito valoriza os saberes culturais dos estudantes. Assim, a partir de algumas considerações acerca do ensino da matemática, conceituamos o programa da etnomatemática, concebido pelo professor Ubiratan D’Ambrósio, sugerindo-o como um caminho para decolonizar o ensino da matemática. Argumentamos sobre isso a partir de alguns autores e de falas do professor Ubiratan em uma entrevista concedida acerca do tema. Já a finalização ocorre por meio de reflexões sobre a relevância de decolonizar as ações escolares no ensino da matemática, tendo como inspiração as ideias e os conceitos da etnomatemática.
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