Revisão sistemática de literatura: mapeamento de pesquisas envolvendo a história de uma disciplina escolar

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024019.id579

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, História das Disciplinas Escolares, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Este estudo é uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em âmbito internacional, concentrando-se em artigos científicos. Seu objetivo é analisar como a História de uma Disciplina Escolar é abordada em pesquisas acadêmicas no campo da História da Educação Matemática. Foram utilizados diversos bancos de dados, como SCIELO, SPRINGER, Periódico CAPES, DOAJ, ERIC e EduCapes. A base teórica para esta revisão seguiu os princípios estabelecidos por Mark Petticrew e Helen Roberts. O estudo identificou que o Journal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM é uma fonte proeminente para essas pesquisas. Também se constatou a importância do livro didático nesse contexto e que, em sua maioria, os artigos se concentram na educação básica, principalmente no ensino primário. Além disso, a análise dos artigos revelou a contribuição de outros teóricos no estudo da História das Disciplinas Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Célio Moacir dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

 Doutorando em Educação em Ciências e Matemática  pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professor de Matemática, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo,  SEDU - ES, Vitória, Espírito Santo.

Lígia Arantes Sad, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Matemática, UNESP - São Paulo, professora de Matemática e Educação Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Vitória, Espírito Santo.

Referências

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

CHERVEL, A.; COMPÈRE, M.M. As humanidades no ensino. Educação e pesquisa, v. 25, n. 2, p. 149-170, 1999. Disciplina em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27826/29598. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200012

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R. O. Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Vitória, v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1206/751. Acesso em: 30 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.1206

ORUÊ, G. R. V. História das Disciplinas Escolares e suas contribuições para a História da Educação Matemática. ACERVO-Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61.Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61. Acesso em: 1 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. (Eds.). Systematic Reviews in the Social Sciences: a practical guide. Padstow: Blackwell Publishing, 2006. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470754887

SANTOS, L. L. C.P. História das disciplinas escolares: outras perspectivas de análise. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71716/40666. Acesso em: 30 ago. 2023.

SOUZA JÚNIOR, M.; GALVÃO, A. M. O. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, v. 31, p. 391-408, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Gd49ZSgJ4KF8fMRYRkBTvjN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300005

VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetike, 16(2), 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894/13796. Acesso em: 30 ago. 2023.

VALENTE, W. R. O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 277-296, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1452. Acesso em: 2 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452

Downloads

Publicado

2024-06-15
Métricas
  • Visualizações do Artigo 235
  • PDF downloads: 182

Como Citar

SANTOS, Célio Moacir dos; SAD, Lígia Arantes. Revisão sistemática de literatura: mapeamento de pesquisas envolvendo a história de uma disciplina escolar. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024019, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024019.id579. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/579. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)