Revisão sistemática de literatura: mapeamento de pesquisas envolvendo a história de uma disciplina escolar
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024019.id579Palavras-chave:
História da Educação Matemática, História das Disciplinas Escolares, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
Este estudo é uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em âmbito internacional, concentrando-se em artigos científicos. Seu objetivo é analisar como a História de uma Disciplina Escolar é abordada em pesquisas acadêmicas no campo da História da Educação Matemática. Foram utilizados diversos bancos de dados, como SCIELO, SPRINGER, Periódico CAPES, DOAJ, ERIC e EduCapes. A base teórica para esta revisão seguiu os princípios estabelecidos por Mark Petticrew e Helen Roberts. O estudo identificou que o Journal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM é uma fonte proeminente para essas pesquisas. Também se constatou a importância do livro didático nesse contexto e que, em sua maioria, os artigos se concentram na educação básica, principalmente no ensino primário. Além disso, a análise dos artigos revelou a contribuição de outros teóricos no estudo da História das Disciplinas Escolares.
Downloads
Métricas
Referências
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
CHERVEL, A.; COMPÈRE, M.M. As humanidades no ensino. Educação e pesquisa, v. 25, n. 2, p. 149-170, 1999. Disciplina em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27826/29598. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200012
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R. O. Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Vitória, v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1206/751. Acesso em: 30 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.1206
ORUÊ, G. R. V. História das Disciplinas Escolares e suas contribuições para a História da Educação Matemática. ACERVO-Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61.Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61. Acesso em: 1 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61
PETTICREW, M.; ROBERTS, H. (Eds.). Systematic Reviews in the Social Sciences: a practical guide. Padstow: Blackwell Publishing, 2006. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470754887
SANTOS, L. L. C.P. História das disciplinas escolares: outras perspectivas de análise. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71716/40666. Acesso em: 30 ago. 2023.
SOUZA JÚNIOR, M.; GALVÃO, A. M. O. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, v. 31, p. 391-408, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Gd49ZSgJ4KF8fMRYRkBTvjN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300005
VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetike, 16(2), 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894/13796. Acesso em: 30 ago. 2023.
VALENTE, W. R. O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 277-296, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1452. Acesso em: 2 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 235
- PDF downloads: 182