As limitações da geometria euclidiana e a razão de ser de outras geometrias

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024006.id593

Palavras-chave:

Geometria euclidiana, Geometria hiperbólica, Geometria elíptica, Geometria esférica, Razão de ser

Resumo

Este artigo, trata de uma pesquisa de cunho teórico, sob a perspectiva da Teoria Antropológica do Didático – TAD no sentido de destacar o potencial das geometrias não euclidianas no ensino de matemática e sua relevância histórica e cultural ao considerar as limitações da geometria euclidiana e identificar suas razões de ser. A contextualização epistemológica, sugerida pela TAD, foi fundamental para observar que a geometria euclidiana, oferece os discursos tecnológicos-teóricos que justificam as técnicas utilizadas para tarefas práticas (geometria do quintal), ou seja, apresenta a construção de um logos para uma práxis e múltiplas razões para sua existência. Por outro lado, para situar a gênese da geometria esférica na antiguidade (geometria do céu), baseada em tarefas oriundas, principalmente, da astronomia e da navegação. A evolução do conhecimento matemático, relacionado à validade do quinto postulado, motivou as geometrias não euclidianas – hiperbólica e elíptica, logos que só justificaram uma práxis no século XX na teoria da relatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP., São Paulo, SP, Brasil. Rua José Sversut, 84, Jardim das Belezas, Carapicuiba, SP, Brasil. CEP 06315-200. E-mail: oknelimlili@gmail.com.

Maria José Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil. Rua Marques de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo, SP, Brasil, CEP 01303-050. E-mail: zeze@pucsp.br

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

ARTAUD, Michele (1997). Introduction a l’approche ecologique du didactique – L’ecologie des organisations mathematiques et didactiques. Actes de la Ixieme Ecole d’ete de Didactique des Mathematiques. Caen: ARDM&IUFM, pp. 101-139.

BICUDO, I. Euclides: Os elementos. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BONGIOVANNI, V. Notas de Aula, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, 2005.

CARRERA, J. P. Euclides – A geometria. Lisboa, Editora RBA, 2009.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

CHEVALLARD, Y. Concepts Fondamentaux de la Didactique : Perspectives Apportes par Une Apprroche Anthropologique transposition didactique. Recherches en Didatique des Mathématiques, Vol. 12, nº 1, pp.73-112. 1992.

––––––. Organiser l’Étude : Écologie et regulation. Grenoble : Actes de la 11. École d’Été de Didatique des Mathématiques, 2002a.

––––––. Organiser l’Étude : Structures et Fonctions. Grenoble : Actes de la 11. École d’Été de Didatique des Mathématiques, 2002b.

______. A Teoria Antropológica do Didático face ao professor de Matemática. In. A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos. Organização Saddo Ag Almouloud, Luiz Marcio Santos Farias, Afonso Henriques. 1.ed, Curitiba, PR: CRV, 2018, pp.31-50.

GASCÓN, J. (2011) Las tres dimensiones fundamentales de un problema didáctico. El caso del algebra elemental. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa, RELIME, 14 (2), p. 203-231.

GREEN, R. M. Spherical Astronomy. Glasgow: University of Glasgow Publications. Edition 2005.

HERMIZ, R. English Translation of the Sphaerica of Menelaus. Thesis. San Marcos: California State University, USA, 2015. Disponível em: https://scholarworks.calstate.edu/downloads/1n79h480n

HILBERT, D. Fundamentos de la Geometria. Madrid: Publicaciones del Instituto ”Jorge Juan“ de Matematicas, 1953.

KOVACEVIC, M. S. B. Geometria Esférica – o elo entre Matemática e Astronomia. 2020; 98f. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática – PUC-SP, São Paulo: 2020. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23826

LUMINET, J. P., STARKMAN, G. D., WEEKS, J. R. De l'infini – horizons cosmiques, multivers et vide quantique. Paris: Editora Dunod, 2016.

RUDAUX, L; VAUCOLEURS, G de; TARDI, P. Astronomie – Les ásteres, l’Universe. Paris : Editora Librarie Larousse, 1948.

SANTOS, A. A. Construção e medida de volume dos poliedros regulares convexos com o Cabri 3D: uma possível transposição didática. 2016. Tese (Doutorado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática – PUC-SP, São Paulo: 2016. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19665.

Downloads

Publicado

2024-02-09
Métricas
  • Visualizações do Artigo 73
  • PDF downloads: 56

Como Citar

KOVACEVIC, Milenko Schiavetti Basilio; SILVA, Maria José Ferreira da. As limitações da geometria euclidiana e a razão de ser de outras geometrias. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 48, p. e2024006, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024006.id593. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/593. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)