Saberes para ensinar na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática do curso Técnico em Magistério

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024046.id604

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Saberes para ensinar, Metodologia do Ensino de Matemática, Formação Inicial de Professor Primário

Resumo

Este artigo objetivou compreender como os saberes para ensinar matemática foram abordados e representados, ao longo do desenvolvimento da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática no Curso Técnico em Magistério, no ano de 2000, ofertado pelo Colégio Dom Orione em Tocantinópolis, Tocantins. Para isso, constituímos a seguinte questão norteadora: como os saberes para ensinar matemática foram representados na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática? Sob a perspectiva da história documental e apoiado nos estudos sobre “saberes para” e “a ensinar” Matemática, analisamos as práticas desenvolvidas a partir do corpus “Replanejamento de Aula”. O estudo demonstrou que o material analisado contempla tanto “os saberes a ensinar” como “os saberes para ensinar”, pois a disciplina abordou conteúdos específicos para serem ensinados nas séries primárias e, com o replanejamento, incluíram elementos pertinentes aos saberes para ensinar, sendo eles: resolução de problemas, matérias concretas e jogos.

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Biografia do Autor

Francisco Araujo Machado, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2018), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2007) e especialização em Sociedade, Trabalho Docente e Gestão Democrática pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho(2022). Mestrando pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. É Professor efetivo da rede estadual de educação do estado do Tocantins desde 2010 e Professor efetivo da rede municipal de educação de Santa Terezinha do Tocantins desde 1999.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI-Cimba) Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

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2024-12-31
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Como Citar

MACHADO, Francisco Araujo; CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Saberes para ensinar na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática do curso Técnico em Magistério. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024046, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024046.id604. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/604. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos