Saberes para ensinar na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática do curso Técnico em Magistério
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024046.id604Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Saberes para ensinar, Metodologia do Ensino de Matemática, Formação Inicial de Professor PrimárioResumo
Este artigo objetivou compreender como os saberes para ensinar matemática foram abordados e representados, ao longo do desenvolvimento da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática no Curso Técnico em Magistério, no ano de 2000, ofertado pelo Colégio Dom Orione em Tocantinópolis, Tocantins. Para isso, constituímos a seguinte questão norteadora: como os saberes para ensinar matemática foram representados na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática? Sob a perspectiva da história documental e apoiado nos estudos sobre “saberes para” e “a ensinar” Matemática, analisamos as práticas desenvolvidas a partir do corpus “Replanejamento de Aula”. O estudo demonstrou que o material analisado contempla tanto “os saberes a ensinar” como “os saberes para ensinar”, pois a disciplina abordou conteúdos específicos para serem ensinados nas séries primárias e, com o replanejamento, incluíram elementos pertinentes aos saberes para ensinar, sendo eles: resolução de problemas, matérias concretas e jogos.
Downloads
Métricas
Referências
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
BOURDONCLE, Raymond. Profissionalização, formas e dispositivos. In: LIMA, Eliene Barbosa; FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; LANDO, Janice Cassia (orgs.). O saber profissional: história e perspectivas atuais do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2022. Cap. 1. p. 1-161.
CARNEIRO, R. S. Uma aritmética para ensinar em manuais de didática da matemática, publicados no Brasil (1930-1960). 2021. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2021.
CARNEIRO, R, S.; PINTO, N. B. Saberes para ensinar na obra metodologia da matemática de Irene de Albuquerque. Vidya: Revista Eletrônica, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 397-413, dez. 2019.
CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução: Maria de Lourdes Menezes. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2007.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S. A., 1990.
HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP: Autores Associados, n. 1., p. 9-44, 2001.
LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, Curitiba, v. 20, n. 24, p. 113-147, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.352
LIMA, E. B.; VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas. Pró-Educação: Revista de Educação da Univás, Pouso Alegre, v. 4, n. 11, p. 928-943, maio 2019. DOI: https://doi.org/10.24280/ape.v4i11.500
MENDES, I. A.; STAMATTO, M. I. S. Escolas Normais do Brasil: espaços de (trans)formação docente e produção de saberes profissionais. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
MIORIM, M. Â. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
NERY, W. F.; GOMES, L. P. S.; SILVA, M. R. I. S. Formação de Professores e Saberes Profissionais na Escola Normal Teodoro Sampaio (1954-1971). In: MENDES, Iran Abreu; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (org.). Escolas Normais do Brasil: espaço de (trans)formação docente e produção de saberes profissionais. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.2, n.2, p.28-49, UFSC: 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 01-14, abr. 2010.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 80
- PDF downloads: 35