Os Elementos de Euclides nas obras didáticas da área de Matemática e suas tecnologias aprovadas no PNLD 2021
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024045.id608Palavras-chave:
Geometria, Historia da Matemática, ensino de Matemática, Pesquisa DocumentalResumo
Este artigo busca verificar como a obra Elementos de Euclides está presente nas obras didáticas da área de Matemática e suas Tecnologias aprovadas na edição 2021 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021). Das dez coleções de livros didáticos aprovados no PNLD 2021, oito foram utilizadas para este trabalho. Por meio desse estudo de natureza histórica, fundamentado na pesquisa documental, iremos abordar brevemente sobre a História da Matemática no ensino, sobre a obra grega e a importância dela para a Geometria, enfatizando os conceitos básicos encontrados nos Elementos. Para a verificação do uso dos Elementos de Euclides nos livros didáticos, utilizamos critérios divididos nas seguintes categorias: História da Matemática presente na parte teórica (Informação Geral, Informação Adicional, Estratégia Didática e Flash) e História da Matemática presente nas atividades (Informação, Estratégia Didática e Atividade sobre a História da Matemática).
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Thais Marcelle de. Matemática Interligada: geometria espacial e plana. 1° Edição – São Paulo: Editora Scipione, 2020a.
ANDRADE, Thais Marcelle de. Matemática Interligada: trigonometria, fenômenos periódicos e programação. 1° Edição – São Paulo: Editora Scipione, 2020b.
BERLINSKI, David. Os Elementos de Euclides: Uma história da geometria e do poder das ideias. Tradução Cláudio Carina. Editora Zahar, 2018.
BIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. vi, 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91102. Acesso em: 04 fev. 2024.
BICUDO, Irineu. Beppo Levi e os Elementos de Euclides. In: Seminário Nacional de História da Matemática, IX, Aracajú. Anais, Revista Brasileira de História da Matemática. p. 139-154, 2011. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/119. Acesso em: 04 fev. 2024.
BONJORNO, José Roberto; JÚNIOR, José Ruy Giovanni; SOUSA, Paulo Roberto Câmara de. Prisma matemática: geometria: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias. 1° Edição – São Paulo: Editora FTD, 2020a.
BONJORNO, José Roberto; JÚNIOR, José Ruy Giovanni; SOUSA, Paulo Roberto Câmara de. Prisma matemática: geometria e trigonometria: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias. 1° Edição – São Paulo: Editora FTD, 2020b.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018
CHAVANTE, Eduardo; PRESTES, Diego. Quadrante: Matemática e suas Tecnologias: geometria plana e espacial. 1°Edição – São Paulo: Editora SM, 2020a.
CHAVANTE, Eduardo; PRESTES, Diego. Quadrante: Matemática e suas Tecnologias: trigonometria e sequências. 1°Edição – São Paulo: Editora SM, 2020b.
DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Matemática em Contextos: geometria plana e geometria espacial. 1° Edição – São Paulo: Editora Ática, 2020a.
DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Matemática em Contextos: trigonometria e sistemas lineares. 1° Edição – São Paulo: Editora Ática, 2020b.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas: Ed. da Unicamp, 2004.
GARBI, Gilberto Geraldo. A rainha das ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. 5ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010
GOULART, Thais Maria Barbosa. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. (Dissertação em Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13017. Acesso em: 04 fev. 2024.
GOULART, Thais Maria Barbosa M. B.; FERREIRA, Ana Cristina; COSTA, Jorge Luís. Elementos, de Euclides, e o altar do Falcão como fontes de inspiração para o ensino de geometria no ensino fundamental. Vidya. Santa Maria, v. 40. P. 199-216, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4248. Acesso em: 04 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4248
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa De Lara. La investigación documental sobre la investigación cualitativa: conceptos y caracterización. Revista de Investigaciones UNAD, Colombia, CO, v. 14, n. 2, p. 55–73, 2015. DOI: https://doi.org/10.22490/25391887.1455
LEONARDO, Fabio Martins de. Conexões: matemática e suas tecnologias: Geometria plana e espacial. 1° Edição – São Paulo: Editora Moderna, 2020a.
LEONARDO, Fabio Martins de. Conexões: matemática e suas tecnologias: trigonometria. 1° Edição – São Paulo: Editora Moderna, 2020b.
LORENZATO, Sergio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista. Florianópolis (SC), SBEM, vol. 4, 1995, p. 3-13.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. Guia Digital PNLD 2021: obras didáticas por áreas do conhecimento específicas. Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em:
https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-matematica-e-suas-tecnologias. Acesso em: 04 fev. 2024.
MLODINOW, Leonard. A janela de Euclides. São Paulo: Geração Editorial, 2005.
MOUSTAPHA-CORRÊA, Bruna. Rumo a uma postura problematizadora na formação de professores de matemática: articulando práticas históricas e práticas de sala de aula. (Tese em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2020. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/index.php/en/producao-cientifica/teses/2020/69-rumo-a-uma-postura-problematizadora-na-formacao-de-professores-de-matematica-articulando-praticas-historicas-e-praticas-de-sala-de-aula. Acesso em: 04 fev. 2024.
NASCIMENTO, Anna Karla Silva do. Geometrias não-euclidianas como anomalias: implicações para o ensino de geometria e medidas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFRN_c03beb8a0a8366268b7efa7f4dd01ce3. Acesso em: 04 fev. 2024.
NEVES, José Ribamar de Souza. Poliedros arquimedianos. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/7893/2/Jose%20Ribamar%20de%20Souza%20Neves.pdf. Acesso em: 04 fev. 2024.
ROQUE, Tatiana. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SAITO, Fumikazu. A pesquisa histórica e filosófica na educação matemática. Revista Eventos Pedagógicos, 9(2), 604–618, 2018. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10087. Acesso em: 04 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10087
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ser protagonista: matemática e suas tecnologias: geometria plana e espacial: ensino médio. 1°Edição – São Paulo: Editora SM, 2020a.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ser protagonista: matemática e suas tecnologias: grandezas e medidas e trigonometria: ensino médio. 1°Edição – São Paulo: Editora SM, 2020b.
SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática: Geometria: Ensino Médio. 1° Edição – São Paulo: Editora FTD, 2020a.
SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática: Sequências e trigonometria: Ensino Médio. 1° Edição – São Paulo: Editora FTD, 2020b.
TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Diálogo: matemática e suas tecnologias: geometria plana. 1°Edição – São Paulo: Editora Moderna, 2020a.
TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Diálogo: matemática e suas tecnologias: geometria espacial. 1°Edição – São Paulo: Editora Moderna, 2020b.
VILELA, Denise Silva; DEUS, Karine Angélica. Matemática, adjetivo: a demonstração pela ótica da cultura. Horizontes, 32(2), 2014. https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.176. Acesso em: 04 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.176
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 193
- PDF downloads: 62