Aplicação do modelo híbrido de ensino: um relato sob a perspectiva de professores de matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024033.id619

Palavras-chave:

Ensino h´íbrido, Educação matemática, Aprendizagem, Relato de experiência, Metodologias ativas

Resumo

Considerando a realidade da pandemia e os seus impactos na educação, analisamos os acontecimentos que afetaram o processo de ensino e aprendizagem nesse cenário. Desse modo, realizamos observações e aplicamos questionários aos professores de matemática, com o intuito de entender seus conhecimentos sobre metodologias ativas e ensino híbrido, e suas percepções sobre a aplicação do modelo. Por meio dessa pesquisa, foi possível observar e relatar os fatos que ocorreram em uma escola pública de Manaus, como isso afetou a forma de ensinar matemática, como se deu a aplicação do modelo híbrido e as considerações dos professores em relação ao modelo. Portanto, através das observações feitas, verificamos que o modelo híbrido tem grande potencial agregador para a educação, desde que haja conhecimento sobre ele, suficiente para sua aplicação e utilização das ferramentas disponíveis para que seja eficaz o trabalho desenvolvido por professores e alunos.

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Biografia do Autor

Karoline Reis Pinheiro, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (2012). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Amazonas (2020). Professora especialista em Metodologia do ensino da matemática (2021). Tem experiência na área de Matemática, trabalhando há 8 anos na rede pública de ensino, tendo trabalhado desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Alcides de Castro Amorim Neto, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

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2024-08-15
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Como Citar

PINHEIRO, Karoline Reis; AMORIM NETO, Alcides de Castro. Aplicação do modelo híbrido de ensino: um relato sob a perspectiva de professores de matemática. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024033, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024033.id619. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/619. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos