Realidade Aumentada e o Jogo do Detetive no Estudo de Poliedros e Corpos Redondos
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024036.id625Palavras-chave:
Educação Matemática, Geometria Espacial, Jogos, Realidade Aumentada, Tecnologia EducacionalResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que consistiu na elaboração e implementação de um objeto educacional (jogo) com uso da tecnologia Realidade Aumentada (RA). O objetivo da pesquisa é verificar a receptibilidade da RA aliada ao jogo ‘Detetive Geométrico’, assim como investigar as possíveis contribuições que o jogo pode oferecer no Estudo dos Sólidos Geométricos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, participantes do 3º Encontro Regional PR03 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) / Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na Escola (ONE). Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões tipo Likert e questões abertas. Por meio da análise dos resultados verificou-se que os participantes consideraram a atividade desenvolvida com a RA e jogo ‘Detetive Geométrico’ interessante, divertida e empolgante. A RA auxiliou no reconhecimento dos nomes e formas dos sólidos geométricos.
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