Realidade Aumentada e o Jogo do Detetive no Estudo de Poliedros e Corpos Redondos

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024036.id625

Palavras-chave:

Educação Matemática, Geometria Espacial, Jogos, Realidade Aumentada, Tecnologia Educacional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que consistiu na elaboração e implementação de um objeto educacional (jogo) com uso da tecnologia Realidade Aumentada (RA). O objetivo da pesquisa é verificar a receptibilidade da RA aliada ao jogo ‘Detetive Geométrico’, assim como investigar as possíveis contribuições que o jogo pode oferecer no Estudo dos Sólidos Geométricos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, participantes do 3º Encontro Regional PR03 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) / Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na Escola (ONE). Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões tipo Likert e questões abertas. Por meio da análise dos resultados verificou-se que os participantes consideraram a atividade desenvolvida com a RA e jogo ‘Detetive Geométrico’ interessante, divertida e empolgante. A RA auxiliou no reconhecimento dos nomes e formas dos sólidos geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Eiji Fujii, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2023) e participou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica PIBIC durante o período 08/19 - 08/22 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Fabiane de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em Matemática (1995) e Especialista em Matemática (1998) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - (UEPG). Realizou mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia (2000) e doutorado em Engenharia Mecânica (2010) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde 2002. Professora do Programa do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT desde 2012, onde atuou como coordenadora (05/2021 - 04/2023). Atualmente trabalha na linha de pesquisa de Ensino de Matemática e Tecnologias Computacionais. É vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologias Educacionais em Matemática (GTEM) cadastrado no CNPQ. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. MEC/CONSED/UNDIME, Brasília: 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ . Acesso em: 21 maio. 2024.

CANS, Adalberto; MORETTI, Méricles T. Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 48, e2024004, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591

CHARDINE, M. Augmented Polyedrons. 2024. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.miragestudio.polygons&hl=en_US . Acesso em: 7 maio. 2024

DOURADO, B. J.; SANTOS, A. B.; SILVA, J. S.; SILVA, F. J. M. S.; BORTOLI, A. BEZERRA, A. Desenvolvimento e avaliação de um jogo com tecnologia de RA para auxiliar no ensino de matemática. XIV SBGames. Proceedings of SB Games. Teresina – PI, 2015.

FIGUEIREDO, Mauro; AMADO, Nélia; BIDARRA, José; CARREIRA, Susana. A realidade aumentada na aprendizagem da matemática no ensino secundário. In: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. CIEMeLP, Coimbra, 2015. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/4566/1/CiEMeLP-2015_paper_145.pdf Acesso em: 07 maio. 2024.

FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves. Elementos do saber profissional do professor: uma geometria para ensinar do final do século XIX. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, Belém/PA, v. 16, n. 38, p. 19-34, Maio-Ago., 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-141.2021.n38.p19-34.id334 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p19-34.id334

GUERRA, Renato Borges; FERREIRA, Raquel Soares Do Rêgo. Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 48, e2024008, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2017.

LEMES, Jean Carlos; MARCATTO, Flávia Sueli Fabiani. Vertentes da pesquisa brasileira sobre a metodologia de jogos nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática nos anais do ENEM. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 2, e202016, p. 1-19, 2020. https://doi.org/10.33532/revemop.e202016 DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202016

LOPES, Luana Monique Delgado; VIDOTTO, Kajiana Nuernberg Sartor; POZZEBON, Eliane; FERENHOF, Helio Aisenberg. Inovações Educacionais com o uso da Realidade Aumentada: Uma Revisão Sistemática. Educação em Revista. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698197403 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403

KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson (Org.) Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis – Rio de Janeiro: Editora SBC, 2007. Disponível em: http://de.ufpb.br/~labteve/publi/2007_svrps.pdf. Acesso em: 07 maio. 2024.

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf. Acesso em: 24 maio. 2024.

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p. Disponível em: https://books-sol.sbc.org.br/index.php/sbc/catalog/view/66/291/540. Acesso em: 24 maio. 2024.

MACEDO, Alex de Cassio; SILVA, João Assumpção da; BURIOL, Tiago Martinuzzi. Usando Smartphone e Realidade aumentada para estudar Geometria espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. https://doi.org/10.22456/1679-1916.70688 DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70688

MATTAR, João. Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo, Brasil: Editora Pearson Prentice Hall, 2013.

MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas – São Paulo: Editora Papirus, 2012.

MOUSSA, Ahmad Hassan; YMAI, Leandro Hayato; CAMARGO, Sandro da Silva. Gráficos RA: Um Aplicativo baseado em Realidade Aumentada para Ensino de Cálculo. Revista do CCEI, Bagé, v. 22, n. 37, p. 52-62, 2017. Disponível em: http://revista.urcamp.tche.br/index.php/Revista_CCEI/article/view/239. Acesso em: 12 de nov. 2023.

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; ARAÚJO, Francisco Cleuton de; Realidade Aumentada no Ensino de Sólidos Geométricos para o Ensino Fundamental: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza - CE-Brasil. Educação Matemática em Revista. Brasília: v. 29, n. 82, p. 01-15, jan./mar. 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3465/2525. Acesso em: 25 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3465

SETTIMY, Thaís Fernanda de Oliveira; BARRAL, Marcelo Almeida. Dificuldades envolvendo a visualização em geometria espacial. VIDYA revista eletrônica, v. 40, n. 1, p. 177-195, jan./jun., 2020 - Santa Maria, 2020. ISSN 2176-4603. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i1.3219

https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3219/2530. Acesso em: 21 maio. 2024.

SIQUEIRA, Paulo Henrique. Ambiente web de realidade aumentada e realidade virtual para visualização dos planetas do sistema solar. In XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Rio de Janeiro, 2019. v.1. Anais do Grafica 2019. p.1143-1154. Disponível em: http://www.graphica2019.org/assets/doc/Anais_Graphica_2019.pdf. Acesso em: 07 maio. 2024.

TOMASCHKO, Melanie; HOHENWARTER Markus. Augmented Reality in Mathematics Education: The Case of GeoGebra AR. Augmented Reality in Educational Settings. Lieden: BRILL, p. 325-346, 2019. https://doi.org/10.1163/9789004408845_014 DOI: https://doi.org/10.1163/9789004408845_014

ZORZAL, Ezequiel Roberto; KIRNER, Claudio; CARDOSO, Alexandre; LAMOUNIER Edgard. A Jr. Viabilizando o Desenvolvimento de Jogos Espaciais com Realidade Aumentada. Anais do XXVI Congresso da SBC. p. 488-502. Campo Grande, MS. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266354813. Acesso em 07 maio. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 351
  • PDF downloads: 142

Como Citar

EIJI FUJII, Fernando; OLIVEIRA, Fabiane de. Realidade Aumentada e o Jogo do Detetive no Estudo de Poliedros e Corpos Redondos. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024036, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024036.id625. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/625. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos