O pensamento probabilístico à luz da Teoria da Objetivação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024002.id683

Palavras-chave:

Pensamento probabilístico, Teoria da objetivação, Atividade de ensino-aprendizagem

Resumo

Apesar da exatidão ligada à Matemática, as situações reais da vida são comumente vivenciadas a partir de contextos incertos, sendo necessário fazer estimativas e realizar previsões. É nesse sentido que o desenvolvimento do pensamento probabilístico desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é tão importante. Portanto, essa pesquisa objetivou investigar o desenvolvimento do pensamento probabilístico com estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental a partir da exploração de um jogo baseado no lançamento de dois dados de seis faces. Esse estudo baseou-se na observação dos meios semióticos destacados pela Teoria da Objetivação, e contou com a participação de três alunos e uma professora. A pesquisa foi dividida em três etapas: explicação e realização das jogadas; criação de estratégias vencedoras do jogo; discussão e considerações. Algumas conclusões foram estabelecidas ao final do estudo como os níveis de previsibilidade no lançamento de dois dados e a descoberta de alguns padrões desse experimento.

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Biografia do Autor

Vitória da Silva Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede municipal do Recife e na rede estadual de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dona Maria Lacerda, n° 140, bloco A, apartamento 403, Várzea, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50741-010. 

Simone Ferreira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas redes municipais de Olinda e Recife, Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dona Maria Lacerda, n° 166, bloco 6, apartamento 203, Várzea, Recife, Brasil, CEP: 50741-010.

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2024-12-26
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Como Citar

FARIAS, Vitória da Silva; SILVA, Simone Ferreira da. O pensamento probabilístico à luz da Teoria da Objetivação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024002.id683. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/683. Acesso em: 1 maio. 2025.