Teoria da Objetivação e Atividade Orientadora de Ensino: aportes para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Professores

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024010.id699

Palavras-chave:

Teoria Cultural da Objetivação, Atividade Orientadora de Ensino, Formação Continuada de Professores, Pensamento Algébrico, Matemática nos Anos Iniciais

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições teóricas e metodológicas da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino para a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A captação e a análise multimodal dos dados basearam-se na Teoria da Objetivação. O segmento saliente analisado, evidencia o labor conjunto entre os professores participantes e destaca os processos de objetivação do saber algébrico, revelando como, através de meios semióticos de objetivação, os professores tomam consciência dos significados matemáticos e culturais, incluindo linguagem, signo, artefatos, gestos e emoções. Por fim, com vistas a potencializar o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais, defendemos que a formação continuada promova o labor conjunto entre os professores e formadores, incentivando a organização do ensino a partir de uma perspectiva pautada nos elementos da Atividade Orientadora de Ensino.

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Biografia do Autor

Lidiane Chaves Zeferino, Unidade escolar da prefeitura de Guarulhos

Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vice-diretora da unidade escolar da prefeitura de Guarulhos, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: R. Umuarama, 290 - Parque Jurema, Guarulhos, São Paulo, Brasil, CEP: 07244-280.

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo

Pós-Doutorado. Laurentian University of Sudbury, LAURENTIAN, Canadá. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Endereço para correspondência: Departamento de Educação. Estrada do Caminho Velho, 333 Bairro dos Pimentas 07252-312 - Guarulhos, SP - Brasil.

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Publicado

2024-12-26
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Como Citar

ZEFERINO, Lidiane Chaves; MORETTI, Vanessa Dias. Teoria da Objetivação e Atividade Orientadora de Ensino: aportes para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Professores. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024010, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024010.id699. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/699. Acesso em: 1 maio. 2025.