Teoria da Objetivação e Atividade Orientadora de Ensino: aportes para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Professores
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024010.id699Palavras-chave:
Teoria Cultural da Objetivação, Atividade Orientadora de Ensino, Formação Continuada de Professores, Pensamento Algébrico, Matemática nos Anos IniciaisResumo
O artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições teóricas e metodológicas da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino para a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A captação e a análise multimodal dos dados basearam-se na Teoria da Objetivação. O segmento saliente analisado, evidencia o labor conjunto entre os professores participantes e destaca os processos de objetivação do saber algébrico, revelando como, através de meios semióticos de objetivação, os professores tomam consciência dos significados matemáticos e culturais, incluindo linguagem, signo, artefatos, gestos e emoções. Por fim, com vistas a potencializar o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais, defendemos que a formação continuada promova o labor conjunto entre os professores e formadores, incentivando a organização do ensino a partir de uma perspectiva pautada nos elementos da Atividade Orientadora de Ensino.
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