Meios Semióticos Identificados em Resolução de Problema de Contagem por uma Criança de 5 anos
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024011.id700Palavras-chave:
Contagem, Meios Semióticos, Teoria da ObjetivaçãoResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar os meios semióticos de objetivação apresentados por uma criança de cinco anos na resolução de um problema de contagem. A Teoria da Objetivação compreende meios semióticos como elementos apresentados durante uma discussão em torno de um certo problema ou objetivo: a linguagem oral, gestos, escrita e artefatos. Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, os dados foram construídos por meio da aplicação de um problema matemático apresentado a criança. Esses dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo e os registros escritos. Os resultados evidenciados foram pautados pela análise multimodal, que busca identificar a relação entre os meios semióticos a forma como as ideias matemáticas são percebidas ao longo do processo. Dessa maneira, os resultados evidenciam os meios semióticos utilizados pela criança, como ação ritmizada com a fala, gestos e desenhos, foram cruciais para que ela conseguisse solucionar o problema.
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