Processos de objetivação em tarefas sobre sequência repetitiva com estudantes dos anos iniciais

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024012.id701

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Processo de Objetivação, Pensamento algébrico, Sequência repetitiva

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma tarefa acerca da generalização de sequências desenvolvida nos Anos Iniciais. Nossa proposta de atividade de ensino-aprendizagem tem aporte teórico e metodológico nos constructos da Teoria da Objetivação, desde o delineamento das tarefas até a organização e estruturação de um espaço de interação entre os estudantes com a formação de um pequeno grupo. Assumimos a caracterização do pensamento algébrico proposta por Luis Radford. Por defender que o pensamento algébrico pode ser materializado por uma linguagem que não seja exclusivamente simbólica, voltamos nossa atenção para os meios semióticos de objetivação dos estudantes e professora durante a atividade. A atenção aos gestos, fala, ritmo e registros pictóricos dos estudantes e professora nos levou a identificar indícios de generalizações aritméticas. Os resultados apontam que, mesmo tão jovens, estudantes dos Anos Iniciais são capazes de pensar em padrões de sequência por diferentes meios semióticos (gestos, desenhos, língua materna).

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Biografia do Autor

Ludmila Wanderley Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (Edumatec - UFPE). Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC - UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Antônio Pereira Gomes Filho, 64, Jardim Oceania, João Pessoa, Paraíba, Brasil, CEP: 58037-555.

Leandra Tamiris de Oliveira Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC - UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Rua João Moenda, 12, Alto Dois Irmãos, Paudalho, Pernambuco, Brasil, CEP: 55825-000.

Marcela Silva de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC - UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Ladário de Souza., 50, Edf. Marta, Torreão, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 52030-230.

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2024-12-26
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Como Citar

MARTINS, Ludmila Wanderley; LIRA, Leandra Tamiris de Oliveira; ALBUQUERQUE, Marcela Silva de. Processos de objetivação em tarefas sobre sequência repetitiva com estudantes dos anos iniciais. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024012, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024012.id701. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/701. Acesso em: 1 maio. 2025.