Reflexões docentes sobre a inserção do pensamento algébrico no currículo nacional
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024001.id712Palavras-chave:
Pensamento Algébrico, Conhecimento pedagógico do currículo, Anos Iniciais, Early AlgebraResumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada pela primeira autora cujo foco residiu na investigação dos conhecimentos pedagógicos de professoras do 5º ano do ensino fundamental sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de seus alunos. Participaram da pesquisa maior oito professoras que já possuíam um trabalho intencional com o pensamento algébrico e a partir de entrevistas semiestruturadas individuais foram criados contextos para a manifestação dos conhecimentos pedagógicos para o ensino de matemática. Neste artigo, destacaremos o conhecimento pedagógico do conteúdo e do currículo que abrange a proposta de trabalho com Álgebra visando o desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais. Os resultados revelam conhecimentos curriculares que antecedem as orientações da Base Nacional Comum Curricular e que estão em articulação com os estudos da Early Algebra, por reconhecerem a atividade de generalização dentro do eixo de Números e Operações.
Downloads
Métricas
Referências
AYALA-ALTAMIRANO, Cristina; MOLINA, Marta. Justificación y expresión de la generalización de una relación funcional por estudiantes de cuarto de Primaria. En J. M. Marbán, M. Arce, A. Maroto, J. M. Muñoz-Escolano y Á. Alsina (Eds.), Investigación en Educación Matemática XXIII, p. 183-192. 2019.
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Chaerles. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, New York, v. 59, n. 5, p. 389 – 407, nov./dez.2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487108324554
BLANTON, Maria L. et al. Developing essential understanding of algebraic thinking for teaching Mathematics in grades 3-5. Reston,Va: NCTM - National Council Teachers of Mathematics, 2011.
BLANTON, Maria L. et al. Early Algebra. In: VICTOR, J. K. (Ed.) Algebra: gateway to a technological future. Columbia/USA: The Mathematical Association of America, p. 7-14. 2007.
BLANTON, Maria L. et al. The development of children’s algebraic thinking: The impact of a comprehensive early algebra intervention in third grade. Journal for Research in Mathematics Education, 2015. DOI: https://doi.org/10.5951/jresematheduc.46.1.0039
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília, DF: 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento curricular do ciclo de alfabetização (1.o, 2.o e 3.o anos) do Ensino Fundamental. Brasília, DF: (DGIDC), 2012.
CANAVARRO, Ana Paula. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 81–118, 2007. DOI: 10.48489/quadrante.22816. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/22816.
CARRILLO, José Yañes, et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education. v.20 ed 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1479981
CLESAR, C. T. de S.; GIRAFFA, L. M. M. Os cursos de licenciatura em pedagogia e a formação matemática do professor de anos iniciais: Refletindo acerca das brechas na formação inicial. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 34431–34450, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n6-113. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11161. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-113
CURI, Edda. A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 1–18, 2020. DOI: 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787. DOI: https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787
CURI, Edda. Conhecimentos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um longo caminho percorrido e a percorrer na pesquisa e na prática. ACERVO-Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.32
FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas-SP: Autores Associados, 2007.
FRANÇA, Simone M. O.; LEITE, Vânia F. A. Por trás das telas: conectando experiências e tecnologia, na pandemia, sobre ensinar Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a04
GIRALDO, Victor. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência e Cultura, v. 70, n. 1, p. 37-42, 2018. DOI: https://doi.org/10.21800/2317-66602018000100012
GIRALDO, Vitor; ROQUE, Tatiana. “Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção”. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), v.14, número 35, 2021. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13409
GROSSMAN, Pamela. L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
KAPUT, James J.; CARRAHER, David M.; BLANTON, Maria L. Algebra in the Early Grades. Ed.Lawrence Erlbaum Associates. New York, 2008.
KIERAN, Carolyn. Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher question from the primary to the early secondary school levels . Quadrante, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 5–26, 2007. DOI: 10.48489/quadrante.22814. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/22814.
LEITE, Vania Finholdt Angelo. Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações. Horizontes, 37, e019044. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.670. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.670
MARCONDES, Maria Inês; TEIXEIRA, Elizabeth. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. EDUEPA, p.108. Belém. 2010.
NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida. O desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Coleção SBEM, v. 12. 2019
NACARATO, Adair Mendes. Práticas de formação e de pesquisa do professor que ensina matemática: uma construção narrativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, v. 10, n. 24, 2017.
ORTEGA, Eliane Maria. Pedagogos e Matemática: saberes em construção. 1. Ed. Curitiba, Appris, 2020. DOI: https://doi.org/10.18366/emvo.1202.2020
PANOSSIAN, M. L. A relevância do conhecimento algébrico nos Anos Iniciais: compreensões a partir do movimento histórico e lógico. In: MORETTI, V. D.; RADFORD, L. (org). Pensamento algébrico nos Anos Iniciais: diálogos e complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes. Trajetória e perspectiva para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados, 32 (94), p. 119-135, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0010
SANTOS, Aline Pereira Rodrigues; POLATO SACHINSKI, Gabriele; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. A prática no processo de formação da identidade docente. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 297–309, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.65480. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/65480. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480
SCHLIEMANN, A. D., CARRAHER, D. W., & BRIZUELA, B. M. Bringing out the algebraic character of arithmetic: From children’s ideas to classroom practice. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203827192
SHULMAN, Lee. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
VIEIRA, Fabiana dos Santos; MAGINA, Sandra Maria Pinto. A Early Algebra no currículo da educação infantil: uma análise dos documentos nacionais e internacionais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 81–98, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5070. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5070. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 77
- PDF downloads: 62