Reflexões docentes sobre a inserção do pensamento algébrico no currículo nacional

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024001.id712

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Conhecimento pedagógico do currículo, Anos Iniciais, Early Algebra

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada pela primeira autora cujo foco residiu na investigação dos conhecimentos pedagógicos de professoras do 5º ano do ensino fundamental sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de seus alunos. Participaram da pesquisa maior oito professoras que já possuíam um trabalho intencional com o pensamento algébrico e a partir de entrevistas semiestruturadas individuais foram criados contextos para a manifestação dos conhecimentos pedagógicos para o ensino de matemática. Neste artigo, destacaremos o conhecimento pedagógico do conteúdo e do currículo que abrange a proposta de trabalho com Álgebra visando o desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais. Os resultados revelam conhecimentos curriculares que antecedem as orientações da Base Nacional Comum Curricular e que estão em articulação com os estudos da Early Algebra, por reconhecerem a atividade de generalização dentro do eixo de Números e Operações.

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Biografia do Autor

Débora Andrade da Silva Righi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação, Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Professora da Rede Municipal de Ensino nas cidades de São Gonçalo e Niterói - estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Simone de Miranda Oliveira França, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação, Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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2024-12-31
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Como Citar

RIGHI, Débora Andrade da Silva; FRANÇA, Simone de Miranda Oliveira. Reflexões docentes sobre a inserção do pensamento algébrico no currículo nacional. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024001, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024001.id712. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/712. Acesso em: 1 maio. 2025.