Recontextualização dos Referenciais Curriculares de Niterói: a discussão da Álgebra

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024003.id714

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Referenciais Curriculares de Niterói, Álgebra, Anos Iniciais

Resumo

Neste artigo analisamos por meio da teoria de Bernstein (1996) os Referenciais Curriculares do Município de Niterói – RJ, buscando identificar os elementos recontextualizados a partir da proposta da Base Nacional Comum Curricular em relação à unidade temática Álgebra nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, que considera o currículo como documento, em que a seleção de conteúdos entra em disputa com as questões políticas, econômicas e culturais, desde a produção até chegar à escola. Concluímos que o processo de elaboração e produção dos documentos foi diferenciado no que se refere à construção, à apresentação da Álgebra como unidade temática e ao direcionamento da prática pedagógica. Isso significa um enquadramento fraco pois embora a falta de direcionamento possa atribuir maior autonomia docente, por ser um tema pouco abordado na formação inicial de Pedagogos, a falta dele pode dificultar a prática docente e acarretar prejuízos ao desenvolvimento do pensamento algébrico.

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Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Professora do Programa de pós-graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), São Gonçalo, RJ, Brasil. 

Marla Lobôsco Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Básica no Colégio Pedro II Rio de Janeiro (CP II). Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdades sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), São Gonçalo, RJ, Brasil. 

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Publicado

2024-12-31
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Como Citar

LEITE , Vania Finholdt Angelo; PINTO, Marla Lobôsco. Recontextualização dos Referenciais Curriculares de Niterói: a discussão da Álgebra. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024003, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024003.id714. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/714. Acesso em: 1 maio. 2025.