Recontextualização dos Referenciais Curriculares de Niterói: a discussão da Álgebra
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024003.id714Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Referenciais Curriculares de Niterói, Álgebra, Anos IniciaisResumo
Neste artigo analisamos por meio da teoria de Bernstein (1996) os Referenciais Curriculares do Município de Niterói – RJ, buscando identificar os elementos recontextualizados a partir da proposta da Base Nacional Comum Curricular em relação à unidade temática Álgebra nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, que considera o currículo como documento, em que a seleção de conteúdos entra em disputa com as questões políticas, econômicas e culturais, desde a produção até chegar à escola. Concluímos que o processo de elaboração e produção dos documentos foi diferenciado no que se refere à construção, à apresentação da Álgebra como unidade temática e ao direcionamento da prática pedagógica. Isso significa um enquadramento fraco pois embora a falta de direcionamento possa atribuir maior autonomia docente, por ser um tema pouco abordado na formação inicial de Pedagogos, a falta dele pode dificultar a prática docente e acarretar prejuízos ao desenvolvimento do pensamento algébrico.
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