Apreciação da tese de Vinicius Beck sobre Early Algebra

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024010.id721

Palavras-chave:

Padrão Algébrico, Invariantes Operatórios, Campos Conceituais

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo sintetizar e apreciar de maneira crítica a tese de Vinicius Beck sobre a Early Algebra. De forma breve, o artigo inicia contextualizando quem é o autor da tese apreciada, para, em seguida, apresentar a própria. Em busca de um maior aprofundamento acerca do tema abordado pelo autor em sua pesquisa (a importância dos invariantes operatórios no pensamento algébrico de crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental), realizou-se uma interpretação que sintetiza essa discussão. Através da apreciação crítica, tornou-se possível concluir que a tese de Vinicius Beck apresenta uma compreensão sólida e abrangente da teoria dos campos conceituais, aplicada de forma inovadora para análise do pensamento algébrico inicial das crianças e trazendo uma contribuição importante para a prática educacional.

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Biografia do Autor

Charlene Origuela Gaspar de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga - FURG. Mestranda de Educação em Ciências - FURG, Rio Grande, RS, Brasil. 

Andressa da Rosa Leão, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda de Pedagogia - FURG. Bolsista voluntária GEEMAI, Rio Grande, RS, Brasil.

Referências

BECK, Vinicius Carvalho. Invariantes operatórios do campo conceitual algébrico mobilizados por crianças do terceiro ano do ensino fundamental. 2018. 133f. Tese (Doutorado de Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande. FURG, Rio Grande-RS. 2018. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/8515 . Acesso em: 11, dez. 2023.

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Publicado

2024-12-31
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Como Citar

PINHO, Charlene Origuela Gaspar de; LEÃO, Andressa da Rosa. Apreciação da tese de Vinicius Beck sobre Early Algebra. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024010, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024010.id721. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/721. Acesso em: 1 maio. 2025.