História da Matemática no Curso Técnico de Comunicação Visual: uma atividade interdisciplinar

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025007.id723

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Aprendizagem baseada em projetos, Sistemas numéricos, Desenho à mão livre

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma atividade interdisciplinar, realizada no terceiro semestre do Curso Técnico em Comunicação Visual, do IFSul, campus Pelotas. Tomando um tópico da História da Matemática como tema gerador, a atividade foi pensada a partir da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, e consistiu em dois movimentos: o estudo dos sistemas numéricos das civilizações antigas e a confecção de um produto tangível que, além de conter os elementos matemáticos estudados, fosse elaborado fazendo uso das técnicas e processos aprendidos na disciplina de Desenho à Mão Livre II. Os estudantes, após uma pesquisa exploratória inicial realizada na referente disciplina do curso técnico, elencaram produzir marca-páginas, nos quais é possível observar o entrelaçamento do que foi estudado nas duas disciplinas. Como resultado, é possível perceber a viabilidade de se integrar conteúdos da Matemática à disciplina de Desenho à Mão Livre II, de modo que os conteúdos matemáticos ganhem um tratamento artístico, abrindo espaços para que os estudantes possam, também, exercer sua criatividade e aguçarem seu olhar estético.

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Biografia do Autor

Rafael Montoito, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Licenciado em Matemática e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Concluiu o mestrado na área de Educação Matemática, na UFRN (sua dissertação analisa as características matemáticas das obras de Lewis Carroll, grande escritor e matemático inglês que se utilizava de uma linguagem literária para ensinar conteúdos matemáticos, sobretudo lógica e geometria euclidiana) e o doutorado em Educação para a Ciência (sua tese compreende a tradução de um livro de Carroll, até então inédito em português, e outros capítulos que comentam esta obra). Posteriormente, fez pós-doutorado na University of Birmingham (Inglaterra), analisando os diários e correspondências de Carroll. Atualmente segue investigando as inter-relações entre a literatura e a matemática, o lógico e o imaginário no ambiente de aprendizagem, trabalhando com a ideia de que ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todas as disciplinas. Também se interessa por outras inter-relações com a matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc. É professor, desde 2010, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL - Campus Pelotas), onde orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFPel), investigando aspectos intra e extraescolares relativos ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores; num âmbito mais geral, estuda como os diferentes tipos de narrativas (literatura, vídeos, cinema, imagens, fotos, jornais etc) podem ser potencializados para a discussão de assuntos relativos à educação no cenário da pós-modernidade. É líder do GENEP (Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade) e membro do grupo HIFEM (História, Filosofia e Educação Matemática).

André Winter, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui formação técnica em Programação Visual (CEFET-RS), é licenciado e mestre em Artes Visuais (UFPEL), doutor em Letras (UFRGS) e em Artes Visuais (UFRGS). Atualmente, é Professor de Desenho e História da Arte no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Como artista, assina André Winn, e desenvolve trabalhos nas linguagens de Desenho, Pintura, Fotografia e Escultura (Objeto).

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Publicado

2025-05-29
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Como Citar

MONTOITO, Rafael; WINTER, André. História da Matemática no Curso Técnico de Comunicação Visual: uma atividade interdisciplinar. REMATEC, Belém, v. 20, n. 53, p. e2025007, 2025. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025007.id723. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/723. Acesso em: 6 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos