História da Matemática no Curso Técnico de Comunicação Visual: uma atividade interdisciplinar
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025007.id723Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Aprendizagem baseada em projetos, Sistemas numéricos, Desenho à mão livreResumo
Este artigo objetiva apresentar uma atividade interdisciplinar, realizada no terceiro semestre do Curso Técnico em Comunicação Visual, do IFSul, campus Pelotas. Tomando um tópico da História da Matemática como tema gerador, a atividade foi pensada a partir da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, e consistiu em dois movimentos: o estudo dos sistemas numéricos das civilizações antigas e a confecção de um produto tangível que, além de conter os elementos matemáticos estudados, fosse elaborado fazendo uso das técnicas e processos aprendidos na disciplina de Desenho à Mão Livre II. Os estudantes, após uma pesquisa exploratória inicial realizada na referente disciplina do curso técnico, elencaram produzir marca-páginas, nos quais é possível observar o entrelaçamento do que foi estudado nas duas disciplinas. Como resultado, é possível perceber a viabilidade de se integrar conteúdos da Matemática à disciplina de Desenho à Mão Livre II, de modo que os conteúdos matemáticos ganhem um tratamento artístico, abrindo espaços para que os estudantes possam, também, exercer sua criatividade e aguçarem seu olhar estético.
Downloads
Métricas
Referências
AMADEO, Marcello; BERNARDES, Aline; TEIXEIRA, Wilza Maria A. L. História da matemática nos livros didáticos: uma análise de coleções do PNLD 2018 e 2020. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 15, 2023, Maceió. Anais [...]. Maceió: Sociedade Brasileira de História da Matemática. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/82/43. Acesso em: 5 ago. 2024.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1997.
AVENTURAS. Perto dos deuses: conheça os impressionantes zigurates da Babilônia. Disponível em: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/perto-dos-deuses-conheca-os-impressionantes-zigurates-da-babilonia.phtml. Acesso em 4 ago. 2024.
BARBOSA, Derly. A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2011.
BARBOSA, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de; SILVA, Marcos Rodrigues da. A participação da história no ensino de matemática: pontos de vista historiográfico e pedagógico. Zetetiké, v. 21, n. 39, p. 103-120, 2013. https://doi.org/10.20396/zet.v21i39.8646600
BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos: transformações no terceiro milênio. 1. ed. Rio de Janeiro, Zahar: 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
CHAQUIAM, Miguel. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
CHING, Francis. Representação Gráfica para o Desenho e Projeto. Barcelona: G. Gili, 2001.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões metodológicas e políticas e reflexos na Educação Matemática. Revista História da Matemática para Professores - RHMP, v. 7, n. 1, p. 26-40, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/66. Acesso em: 7 ago. 2024.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
GARCÍA, Ismael Arturo Montero. Astronomía, geometría y arquitectura en Chichén Itzá. Revista Inclusiones, v. 1, n. 14, p. 113-132, 2021. Disponível em: https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2747. Acesso em: 5 ago. 2024.
GUEDES, Tatiana Machado Resende; FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho. Aprendizagem Interdisciplinar por meio da construção de Padrões Fractais com Tecnologias Digitais. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, v. 19, n. 47, e2024022, 2024. 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024022.id626 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024022.id626
IFSUL. Diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais no IFSul adotadas em razão da pandemia (COVID-19). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, 2020. Disponível em: https://www.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/3349-ifsul-aprova-diretrizes-para-o-desenvolvimento-de-atividades-pedagogicas-nao-presenciais. Acesso em: 5 ago. 2024.
IFSUL. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Comunicação Visual. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas), 2012. Disponível em: https://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/39. Acesso em: 1 ago. 2024.
IFSUL. Resolução No 48/2022, de 06 de dezembro de 2022. Aprova a mudança do nome do curso, atendendo ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, de Curso Técnico de Comunicação Visual para Curso Técnico de Design Gráfico. Pelotas, 2022. Disponível em: Disponível em: https://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/39. Acesso em: 1 ago. 2024.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas: Papirus, 2008.
LAMBERT, Ernâni. Pós-modernidade e educação. In: LAMPERT, Ernâni; CALLONI, Humberto; BAUMGARTEN, Maíra; PORTO, Ivalina. (Orgs.). Pós-modernidade e conhecimento: educação, sociedade, ambiente e comportamento humano. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
LARA, Isabel Cristina Machado. O ensino da Matemática por meio da História da Matemática: possíveis articulações com a Etnomatemática. Vidya, v. 33, n. 2, p. 51-62, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/254. Acesso em: 6 ago. 2024.
LARMER, John; MERGENDOLLER, John; BOSS, Suzie. Setting the standard for project based learning: a proven approach to rigorous classroom instruction. Alexandria: ASCD, 2015. Disponível em: https://www.labster8.net/wp-content/uploads/2020/01/Setting-the-Standard-1-Why-Project-Based-Learning.pdf. Acesso em 6 ago. 2024.
MARTINS, Jorge Santos. Projetos de Pesquisa: Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula. 1. ed. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2007.
MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John A; VALDÉS, Juan E. Nápoles. A História da Matemática como um agente de cognição na Educação Matemática. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Cocar (Edição Especial – Educação Matemática), n. 3, p. 145-166, 2017. Disponível em: http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar. Acesso em: 6 ago. 2024.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. Historia na educação matemática: propostas e desafios. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. UNESCO/Cortez Editora, 1999.
OLIVEIRA, Sebastião Luís de; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, v. 34, n. 67, p.764-785, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20
OLIVEIRA; Davidson Paulo Azevedo; VIANA, Marger da Conceição Ventura; ROSA, Milton. Um pouco de História das Funções: algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, v. 27, n. 46, p. 513-529, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300012
PERRENOUD, Phillipe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SANTOS, Andréia Nunes dos; SOUSA, Juciane de. A história da matemática como instrumento de ensino e aprendizagem na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM (Número Especial – IV Seminário Cearense de História da Matemática), v. 7, n. 20, p. 451-458, 2020. https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2832 DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2832
TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
WONG, Wucius, Princípios da Forma e do Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZDRADEK, Ana Carolina Sampaio. Juventudes líquido-modernas: uma análise a partir dos estudos culturais em educação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 48
- PDF downloads: 14