Atividades investigativas no ensino de função afim: desafios e possibilidades
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p122-142.id289Palavras-chave:
Investigação matemática, Função afim, Produção e venda de geladinhos, Produção de significadosResumo
As atividades elaboradas por professores para suas aulas de Matemática apresentam diferentes ramificações, todas com um mesmo propósito, a aprendizagem dos alunos sobre os assuntos requeridos no currículo. No presente artigo expomos algumas reflexões sobre atividades investigativas em sala de aula, destacando uma que envolve o ensino de função afim, mostrando desde sua elaboração, até a aplicação e análise dos resultados obtidos. Trata-se de uma atividade investigativa desenvolvida no ano de 2017, envolvendo uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Considerando o contexto de aplicação, discutimos sobre o potencial de aulas investigativas como metodologia a ser adotada no ensino de Matemática, considerando que a produção de significados pode ocorrer de forma mais dinâmica a partir dos conhecimentos prévios e estratégias pessoais de resolução de problemas, ou seja, considerando o repertório de conhecimentos e de estratégias pessoais dos próprios alunos, podendo, inclusive, levar a diferentes resultados para uma mesma situação. A atividade foi elaborada com ênfase na venda de geladinhos e foi dividida em três etapas. Na primeira, foi discutido sobre isto como uma possibilidade de empreendedorismo; na segunda, foi explorado um quadro com os ingredientes de nove sabores de geladinhos; e, na terceira etapa, cada equipe trabalhou com um único sabor, com o objetivo de criar estratégias para as vendas desse produto, descobrir o valor do custo de produção, do preço de venda e do lucro obtido com dois geladinhos de tamanhos diferentes. A partir da investigação proposta e que era particular para cada equipe, pediu-se que os alunos determinassem as funções que representavam o preço de custo, de venda e de lucro de cada sabor de geladinho, os gráficos dessas funções e o ponto de vista de cada uma delas sobre a atividade que estava em pauta. Foi constatado uma maior interação entre os alunos, raciocínios diferentes para o mesmo fim e uma ótima oportunidade para discutirmos situações tão presentes em nosso dia a dia, como o empreendedorismo e o capitalismo que estão tão presentes em nosso cotidiano e na sociedade em que estamos inseridos.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, José Joelson P. Gêneros do discurso como forma de produção de significados para aulas de matemática. São Paulo/ Campina Grande: Livraria da Física/ Eduepb, 2016.
BIRD, Marion H. Mathematics for young children: An active thinking approach. London: Routledge, 1991.
CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; e GASCÓN, Josep. Estudiar matemáticas: el eslabón perdido entre enseñanza y aprendizaje. 2. ed. Barcelona: Horsori Editorial, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 53ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
KWANG, Teong Su. An Investigative Approach to Mathematics Teaching and Learning. The mathematics educator. 2002. v. 6, n. 2, 32-46.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1987.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
PONTE, João P.; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SOUSA, Ivan B. Produção de significados a partir de investigações matemáticas: função afim e contextos cotidianos. 2018. 250f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2018.
SOUSA, Ivan B.; ALMEIDA, José Joelson P. Empreendedorismo e função afim: contextos cotidianos e aulas investigativas. Campina Grande, PB: PPGECEM-UEPB, 2018. Disponível em http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/produtos-educacionais/.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 441
- PDF downloads: 209