Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
Keywords:
Educação Matemática, Cyberformação, Educação do Campo, SmartphonesAbstract
Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 109
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 58