ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS

Authors

  • Rosineide de Sousa Jucá Universidade do Estado do Pará
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará

Keywords:

História do ensino da matemática, Epistemologia e história, Números decimais

Abstract

Neste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 279
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 206

How to Cite

SOUSA JUCÁ, Rosineide de; FRANCO DE SÁ, Pedro. ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS. REMATEC, Belém, vol. 10, no. 18, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos

Most read articles by the same author(s)