ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
Keywords:
História do ensino da matemática, Epistemologia e história, Números decimaisAbstract
Neste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais.
Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2016-01-05
Métricas
- Visualizações do Artigo 279
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 206
How to Cite
SOUSA JUCÁ, Rosineide de; FRANCO DE SÁ, Pedro. ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS. REMATEC, Belém, vol. 10, no. 18, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313. Acesso em: 1 may. 2025.
Issue
Section
Artigos Científicos