O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Cristina Vargas Lopes IFRS

Keywords:

Ensino, Matemática, Simetria, Van Hiele

Abstract

Neste artigo é apresentado o planejamento, a aplicação e os resultados de uma sequência didática proposta aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O assunto abordado nessa sequência de atividades é a simetria, que pode ser encontrada em diversas formas da natureza e construções. Através dos níveis propostos pela teoria de Van Hiele foi possível desenvolver atividades com o uso de materiais concretos manipulativos e também digitais. Demonstra-se assim a possível relação entre arte visual e matemática, juntamente com a possibilidade do professor propor atividades que promovem a interdisciplinaridade na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-04-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 79
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 69

How to Cite

SILVA, Rodrigo Sychocki da; VARGAS LOPES, Daniela Cristina. O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REMATEC, Belém, vol. 7, no. 10, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos