O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Cristina Vargas Lopes IFRS

Palabras clave:

Ensino, Matemática, Simetria, Van Hiele

Resumen

Neste artigo é apresentado o planejamento, a aplicação e os resultados de uma sequência didática proposta aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O assunto abordado nessa sequência de atividades é a simetria, que pode ser encontrada em diversas formas da natureza e construções. Através dos níveis propostos pela teoria de Van Hiele foi possível desenvolver atividades com o uso de materiais concretos manipulativos e também digitais. Demonstra-se assim a possível relação entre arte visual e matemática, juntamente com a possibilidade do professor propor atividades que promovem a interdisciplinaridade na escola.

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Publicado

2012-04-04
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Cómo citar

SILVA, Rodrigo Sychocki da; VARGAS LOPES, Daniela Cristina. O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REMATEC, Belém, vol. 7, n.º 10, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos