A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024011.id598Keywords:
Formação de professores de Matemática, Descoberta e criatividade matemáticas em nível elementar, Princípio de variabilidade, Intuição e visualização sobre a forma de um argumentoAbstract
Esta proposta visa a formação do professor de Matemática e do professor formador de professores na pesquisa matemática em nível elementar com propósitos didáticos e, para tanto, introduz um princípio metodológico inovador que chamaremos de princípio de variabilidade como o seu fundamento, mostrando o seu funcionamento através de exemplos representativos especialmente no campo da geometria e trigonometria elementares. A virtude dos exemplos mostrados, desenvolvidos suficientemente desde os seus inícios elementares até os seus pontos de contato com a matemática superior, reside nas suas potencialidades e estímulo para a implementação de outros exemplos de nível básico ou superior que o próprio professor em formação possa desenvolver para o aprimoramento de seu ensino. Este trabalho também mostra como no campo da descoberta e criatividade matemáticas são importantes formas de pensamento matemático que priorizem a intuição e visualização sobre a forma de um argumento como meio de acesso ao conhecimento matemático.
Downloads
Metrics
References
CIFUENTES, J. C. A matemática elementar de um ponto de vista superior: uma contribuição ao “Projeto Felix Klein” para o ensino de matemática na formação inicial de professores. In: Formação do professor de matemática: reflexões e propostas (Helena Cury e Carlos Vianna, Orgs.). Santa Cruz do Sul: Ed. IPR, 2012, p. 145-183.
CIFUENTES, J. C e GUSMÂO, L. D. Epistemology and rationality of intuition and imagination in the field of mathematics. Pesquisa Qualitativa, vol. 8 (18), 2020, p. 503-523. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.18.342
CIFUENTES, J. C e SANTOS, A. H. Da percepção à imaginação: aspectos epistemológicos e ontológicos da visualização em matemática. Educere et Educare, vol. 14, 2019, p. 1-21.
CIFUENTES, J. C e SANTOS, A. H. A aventura da descoberta matemática em nível elementar. Anais do XVI EPREM. Foz do Iguaçu, 2022, p. 1-13.
COELHO, F. U. e LOURENÇO, M. L. Um Curso de Álgebra Linear. São Paulo: EDUSP, 2001.
DO CARMO, M. P.; MORGADO, A. C. e WAGNER, E. Trigonometria, Números Complexos. Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1992.
POINCARÉ, H. O valor da ciência. Trad. Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 160
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 180