Percepções de professores da educação básica sobre o letramento científico no ensino de ciência e biologia
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024032.id622Keywords:
letramento, Conhecimento docente, Práticas de ensinoAbstract
A presente pesquisa objetivou explorar as percepções de letramento científico entre professores da educação básica, observando como elas se refletem no trabalho docente. Junto a professores da cidade de Areia-PB, utilizamos questionário semiestruturado e análise de conteúdo para coletar e tratar os dados. Emergiram dois grupos com relação à percepção sobre o letramento científico: (1) dimensão conceitual e metodológica; (2) dimensão conceitual e metodológica mais a dimensão social. As práticas docentes se alinharam ao tipo de percepção do professor. Contudo, ambos os grupos se fundamentam em pedagogias ecléticas, não atingindo as proposições das pedagogias críticas. Concluímos que as percepções dos professores não alcançam as múltiplas dimensões do letramento científico e que as estratégias de ensino possuem baixa criticidade.
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