Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade

Autores/as

  • Jefferson dos Santos Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Ivanete Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Saberes matemáticos, Helvécio de Andrade, Curso de Pedagogia

Resumen

Neste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipana

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Publicado

2016-12-23
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Cómo citar

SANTOS FERREIRA, Jefferson dos; BATISTA DOS SANTOS, Ivanete. Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade. REMATEC, Belém, vol. 11, n.º 23, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos