Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática

Autores/as

  • Washington Santos Carneiro Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Aida Carvalho Vita Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Verônica Yumi Kataoka Universidade Estadual de Santa Cruz

Palabras clave:

Etnomatemática, Prática sociocultural, Caixa de cacau

Resumen

O objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual;  História,  Cognitiva,  Epistemológica,  Política  e  Educacional.  Verificou-se  que  o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região.

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
198
Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202623
|

Publicado

2016-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 316
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 199

Cómo citar

SANTOS CARNEIRO , Washington; CARVALHO VITA , Aida; YUMI KATAOKA, Verônica. Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática. REMATEC, Belém, vol. 11, n.º 22, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270. Acesso em: 19 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos