Entre erros e acertos: revelações sobre a aprendizagem das Operações Aritméticas Elementares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Ettiène Guérios Universidade Federal do Paraná
  • Jane Eletra Serafini Daniel UFPR

Palabras clave:

Erros em matemática, Matemática anos iniciais, Dificuldade cálculo

Resumen

Este artigo apresenta dificuldades reveladas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em cálculos que envolvem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. As dificuldades foram identificadas por meio da análise dos erros dos alunos em duas atividades. Uma com 19 contas armadas e outra com enunciados de problemas cuja solução contempla seis dessas contas. As resoluções dos alunos revelam que há erros procedimentais e conceituais. Que há alunos que não identificam as operações matemáticas que resolvem problemas e outros que as identificam, mas erram as resoluções. Que há erros que comprometem a compreensão de elementos estruturantes do pensamento matemático. Que é acentuada a dificuldade em resolver os algoritmos convencionais. Que não raras vezes alunos realizam operações matemáticas de modo inconsequente conforme observado nas respostas que apresentam. Que a aprendizagem matemática revelada por alunos ao final dos Anos Iniciais é frágil e preocupante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2016-10-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 250
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 167

Cómo citar

GUÉRIOS, Ettiène; SERAFINI DANIEL, Jane Eletra. Entre erros e acertos: revelações sobre a aprendizagem das Operações Aritméticas Elementares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMATEC, Belém, vol. 10, n.º 20, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/289. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos